Inscrições abertas para oficina de artesanato no CEU São Miguel

0
758

 

Flores de tecido. Pesinhos de porta decorados. Cortinas de fuxico e um grupo de mulheres entusiasmadas e felizes. Essa é a essência da Oficina de Artesanato do CEU Parque São Miguel, que segue com inscrições abertas, com foco na comunidade do entorno.

 

ceu-parque-sao-miguel

 

O curso, liderado pelas voluntárias Maria Aparecida Venâncio e Juliana L. da Silva Santos, vem transformando retalhos, garrafas pet e linhas em criatividade, autoestima e oportunidade de renda.

 

A sala de aula temática, carinhosamente decorada pelas alunas, revela as múltiplas possibilidades de transformação de materiais recicláveis, doados, em sua grande maioria, para a geração de aprendizado.

 

“Aqui não há lugar para tristeza”, explica Dona Venâncio. “Nossas aulas são colaborativas e sempre oferecemos espaço para que todos tragam os seus conhecimentos para serem compartilhados. Além do que, a gente se ama, se cuida e se quer muito bem”, completa.

 

Para além das linhas e agulhas, Dona Venâncio é uma referência de autoestima e superação para as suas pupilas. Recuperada de uma crise pessoal que a levou a um quadro de depressão severa, a professora-voluntária inspira pela educação e amizade novos caminhos e oportunidades de felicidade.

 

A terapeuta ocupacional, Fernanda Manocci, explica que oficinas de atividades manuais possibilitam inúmeros benefícios para quem prática. “Pela prática artística, as pessoas desenvolvem sua criatividade e aumentam a sua autoestima, principalmente aquelas que estiveram excluídas temporariamente do convívio social ou que apresentam algumas questões internalizadas de baixa autoestima ou relações interpessoais conflituosas. Neste sentido, uma liderança amorosa e um contato fraterno com outros participantes se tornam fundamental para a sua reinserção social”, esclarece.

 

Espaço de convivência e geração de renda

 

“Eu estava muito ociosa em casa, então procurei o curso para passar o tempo. Aos poucos fui aprendendo novas técnicas e já fiz coisas que nunca pensei que conseguiria! Aprendi a fazer boneca de pano, cortina de fuxico, agulheiro e até comecei a ganhar o meu próprio dinheiro com a venda dos pesinhos de porta decorados, estou muito feliz com o curso”, declara a aluna Rogéria Aparecida dos Santos.

 

A companheira de sala, Dona Gedalva, de 68 anos, já tinha conhecimentos de corte e costura e encontrou na oficina do CEU São Miguel uma maneira de conhecer novas pessoas e aprender novas habilidades.

 

“As aulas são muito gostosas e a gente aprende bastante juntas. O que mais gostei de aprender foi uma cama para a boneca Barbie com caixa de sapato e um pesinho de porta, um presente que fiz para uma amiga. Eu gosto muito de aprender e estar aqui no CEU nesta oficina é muito bom pra mim”, revela.

 

Serviço

 

O CEU Parque São Miguel fica na Rua Joaquim Moreira, s/n, no Parque São Miguel. O curso de artesanato é gratuito e acontece todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 11h. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone 2421-2445.