Índice de cura do coronavírus em Guarulhos sobe para 75,34%

0
824

 

Da semana passada para esta o índice de cura do novo coronavírus (Covid-19) em Guarulhos aumentou 3,54 pontos percentuais. Do total de 580 casos confirmados na cidade até o momento, 75,34% das pessoas já se recuperaram da doença e passam bem, 68 foram a óbito e o restante permanece em tratamento. O número de pacientes curados é maior daquele anunciado pela Secretaria da Saúde no último dia 23, em boletim epidemiológico que, desde então, será divulgado semanalmente, todas as quintas-feiras.

 

Apesar da maioria das pessoas ter se curado da Covid-19 na cidade, o município teve mais 25 óbitos em decorrência da doença desde a semana passada e quase o dobro do número de casos confirmados. A região central continua sendo a zona de Guarulhos com maior número de registros, com 187 pessoas infectadas e 19 mortes. Fazem parte dessa faixa territorial bairros como Jardim Paraventi, Jardim Flor da Montanha, Parque Cecap, Vila Fátima, Vila Barros, Ponte Grande, Itapegica, Jardim Munhoz, Jardim Tranquilidade, Vila São Rafael e Jardim Vila Galvão.

 

No entanto, é na Região de Saúde Cantareira onde foram registradas mais mortes em decorrência do novo coronavírus: 24 óbitos de um total de 168 casos confirmados. Estão dentro desse território bairros como Vila Galvão, Jardim Rosa de França, Jardim Palmira, Parque Continental, Jardim Novo Recreio, Cabuçu, Jardim Acácio, Jardim Belvedere, Parque Primavera, Taboão, Cidade Martins, Jardim Santa Lídia, Cocaia, Jardim Jovaia, Vila Rio de Janeiro e Morros.

 

Outro fato que chama a atenção da semana passada para esta foi disseminação do vírus na Região São João/Bonsucesso, onde os casos confirmados mais que dobraram, passando de 39 no último dia 23 para 86 nesta quinta-feira, e o número de mortes foi quatro vezes maior, saltando de dois óbitos para oito no período. Estão nesta área bairros como Bananal, Jardim Fortaleza, Cidade Seródio, Haroldo Veloso, Parque Santos Dumont, Nova Bonsucesso, Jardim Álamo, Vila Carmela, Parque Residencial Bambi, Água Azul, Jardim Presidente Dutra, Marinópolis, Inocoop, Lavras, Cidade Soberana, Jardim Ponte Alta e Jardim Santa Paula.

 

Situação semelhante ocorreu na Região de Saúde Pimentas/Cumbica, onde os casos confirmados saltaram de 60 para 138 em uma semana e o número de óbitos aumentou de nove para 17 no período. Estão nessa área de abrangência bairros como Pimentas, Conjunto Marcos Freire, Jardim Jacy, Cumbica, Parque Uirapuru, Jardim Nova Cumbica, Água Chata, Vila Dinamarca, Jardim Nova Cidade, Parque Jandaia, Jardim Normandia, Parque Piratininga, Jardim Aracília, Parque Jurema, Parque Alvorada, Jardim Dona Luiza e Jardim Santo Afonso.

 

Dos 18 registros de Covid-19 notificados em Guarulhos sobre os quais não havia informação do local de residência do paciente, apenas um permanece nesta condição. Os demais foram distribuídos conforme o local de domicílio, o que pode ter contribuído para o aumento de casos em algumas regiões de saúde.