HMCA torna-se unidade de referência a vítimas de animais peçonhentos em Guarulhos

0
279

 

O Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) de Guarulhos tornou-se unidade de referência para atendimento a vítimas de acidentes por animais peçonhentos e passa a ser um Ponto Estratégico de Soros Antivenenos (Pesa). O atendimento já está ativo e funciona 24 horas por dia na rua José Maurício, 191, Centro. A unidade é destinada a atender unicamente o público infantil e infantojuvenil, que evolui mais rapidamente para problemas graves em casos de acidentes com animais peçonhentos.

 

A criação de um Pesa no local possibilita que os guarulhenses dessa faixa etária e moradores de cidades vizinhas tenham acesso rápido e eficiente ao tratamento com soros antivenenos para diferentes tipos de picadas, como as das cobras jararaca e cascavel, aranhas, escorpiões e lagartas. Essa ação representa um grande avanço no sistema de saúde local, pois o atendimento para esse público requer a aplicação do soro em tempo adequado. Para os adultos o serviço já é disponibilizado no Hospital Municipal de Urgências (HMU), que fica na avenida Tiradentes, 3.392, Jardim Bom Clima.

 

Os soros antivenenos são de extrema importância no tratamento de acidentes por animais peçonhentos e a produção deles é realizada por laboratórios reconhecidos como Instituto Butantan, Vital Brazil, Fundação Ezequiel Dias e Centro de Produção e Pesquisa de Imunológicos (CPPI). O Ministério da Saúde é responsável por adquirir toda a produção desses soros e distribuí-los às secretarias estaduais de saúde, garantindo o acesso dos pacientes em todo o país.

 

“Os animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e lagartas, estão cada vez mais presentes no meio urbano, adaptados ao ambiente do homem devido ao crescimento acelerado das grandes cidades. Dessa forma, a transformação do HMCA em um Pesa dará mais tranquilidade à população de Guarulhos e região”, comentou o secretário da Saúde, Ricardo Rui.