Guarulhos tem um caso de dengue a cada 20 minutos

0
751

 

Desde o início do ano até o último dia 10 de dezembro,a cidade registrou o alarmante número de três casos de dengue a cada hora. Ou seja, a cada 20 minutos um guarulhense é picado pelo mosquito Aedes aegypti. No total,Guarulhos já tem 25.779 mil episódios da doença ao longo de 2015. Os dados foram fornecidos pela Secretaria da Saúde do município ao jornal Guarulhos Hoje.

 

dengue-guarulhos

Se dividirmos o número total pelos 344 dias restantes do ano o resultado fica em 75 casos por dia. Em todo o ano passado foram registrados 5.239 mil casos de dengue na cidade, com um aumento de 392% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Saúde, o coeficiente da dengue na cidade é de 1,9 milhão de casos para cada 100 mil habitantes. O ano de 2015 (ano em que a dengue começou a ser monitorada no Brasil) é considerado o que registrou mais casos da doença. Segundo o mais recente boletim epidemiológico de dengue do Ministério da Saúde, foram 1,5 milhão de casos prováveis da doença registrados até 28 de novembro no país.

Em março deste ano, o prefeito Sebastião Almeida decretou situação de emergência na cidade para execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Em Guarulhos, foram visitados mais de 36.500 mil imóveis na cidade,sendo que em mil deles os proprietários recusaram a entrada dos agentes de saúde, 12.302 mil estavam fechados e outros 23.203 mil foram efetivamente trabalhados.

Em média, há recusa em 10% dos imóveis visitados,segundo a pasta.O principal motivo da recusa das pessoas em deixar os agentes entrar em suas casas são: estão ocupadas e não podem atender os profissionais e que já conhecem as medidas para eliminar o mosquito e que está tudo em ordem na residência. O município já tem embasamento legal para a entrada em imóveis fechados ou recusados,através de um mandado judicial.

 

Fonte: Guarulhos Hoje