Guarulhos sobe 45 posições no Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana

0
261

 

Entre os anos de 2018 e 2019 Guarulhos subiu 45 posições no Índice de Sustentabilidade e Limpeza Urbana (Islu), elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) em parceria com a consultoria PwC Brasil. Nesse período, o município saiu de 0,656 para 0,698 ponto, tornando-se a 20ª melhor cidade do país no ranking. A liderança é da cidade de Santos, com 0,753 ponto, seguida por Niterói (RJ), com 0,742, e por Caxias do Sul (RS) e Blumenau (SC), com 0,734 cada.

 

Foto: Jackson Argolo/PMG

 

O índice atribui ainda a nota máxima (1) a Guarulhos no quesito Impacto Ambiental, que avalia a disposição adequada de resíduos. Em relação ao grau de autonomia financeira do município para a prestação dos serviços de limpeza urbana, a cidade alcançou o índice bastante satisfatório de 0,876. Quanto ao grau de desenvolvimento econômico e social da população e a correspondente cobertura dos serviços de coleta, o resultado de Guarulhos também foi próximo à nota máxima, com 0,832 ponto.

 

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Otávio Minelli, ressalta que tal resultado é fruto do esforço da Prefeitura, através do Departamento de Limpeza Urbana, para melhorar o serviço prestado à população e preservar o meio ambiente. “Subimos 45 posições em relação ao estudo do ano anterior, o que é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo. Ainda assim, seguimos trabalhando no grande desafio de ampliar o serviço de coleta seletiva no município”, afirma Minelli.

 

Criado em 2016, o Islu tem como principal objetivo mensurar o grau de adesão dos municípios às metas e diretrizes da lei federal 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – e reflete o aprimoramento do setor de limpeza urbana nos aspectos relacionados à gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos, desde a coleta até a destinação final.