Guarulhos reforça a importância de manter o esquema vacinal contra a covid-19 em dia

0
270

 

Desde janeiro de 2021, quando teve início a vacinação contra a covid-19 em Guarulhos, a cidade aplicou 3.470.678 doses. Os dados são do sistema Vacina Já, do governo do Estado de São Paulo, atualizados na última terça-feira (8). No entanto, a Prefeitura chama a atenção para as pessoas que não estão com o esquema vacinal em dia, tendo em vista a alta de casos no Brasil, conforme alerta da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado nesta quinta-feira (10) no Boletim Infogripe.

 

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

 

O novo boletim sinaliza aumento dos casos de síndrome respiratória aguda-grave (SRAG) com resultado laboratorial positivo para Sars-CoV-2 (covid-19) na população adulta de Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, ainda que não seja possível afirmar que o crescimento de 36,9% dos casos positivos para a doença nas últimas quatro semanas epidemiológicas esteja relacionado especificamente com as identificações recentes de novas sublinhagens identificadas em alguns locais do país.

 

No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde, que já tem observado alta nos testes positivos de covid-19, reforça que uma das formas mais importantes de prevenir a disseminação da covid-19 continua sendo a vacinação, principalmente das doses de reforço, que, segundo especialistas, são preparadas com incrementos para as principais novas variantes em circulação. Em Guarulhos, contudo, 285.764 pessoas ainda não compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a primeira dose adicional, disponível para maiores de 12 anos.

 

Faixas etárias menos vacinadas

 

Segundo relatório Vacivida, do Governo do Estado de São Paulo, que registra o número de pessoas que iniciaram a vacinação na cidade e ainda não concluíram o esquema vacinal, atualizado nesta quinta-feira (10), adultos com idade entre 20 e 29 anos são os menos vacinados com a primeira dose adicional, totalizando 94.381. Na sequência estão os indivíduos entre 30 e 39 anos, com 70.267 faltantes e, a seguir, os da faixa etária entre 40 e 49 anos, que são 51.014.

 

Já entre os grupos aptos a receber a segunda dose adicional, que são as pessoas entre 12 e 17 anos com alto grau de imunossupressão, incluindo gestantes e puérperas, bem como todas as pessoas acima de 18 anos, 170.557 ainda não compareceram para se vacinar. Deste número, 68.317 têm entre 40 e 49 anos de idade, 43.300 têm entre 50 e 59 anos e, aqui, aparecem os idosos entre 60 e 69 anos de idade pela primeira vez, com 21.534 sem esta dose em dia.

 

Já no que diz respeito à terceira dose adicional, liberada para pessoas com 40 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tomaram a segunda dose adicional há pelo menos quatro meses, somente 3.940 ainda não atualizaram o esquema vacinal.

 

Onde se vacinar

 

Todas as pessoas com uma das doses contra a covid-19 em atraso devem comparecer a uma das 69 Unidades Básicas de Saúde de Guarulhos para se vacinar. No local devem apresentar documento com foto e, no caso dos adultos, comprovante de vacinação das doses anteriores, impresso ou digital. Todos os endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

 

Vale ressaltar que a vacinação contra a covid-19 em pessoas com idade a partir de três anos que ainda não receberam a primeira dose, bem como em crianças com cinco anos ou mais que iniciaram o esquema vacinal com Coronavac ou Pfizer, e a de gestantes que só podem receber a dose de um desses dois imunobiológicos é realizada em 42 polos.

 

Polos de Coronavac e Pfizer

 

As unidades com vacinas Coronavac e Pfizer disponíveis são: Ambulatório da Criança (rua Osvaldo Cruz, 151, Centro) e as UBS Flor da Montanha, São Ricardo, Parque Cecap, Vila Fátima, Itapegica, Ponte Grande, Tranquilidade, São Rafael, Rosa de França, Palmira, Continental, Cambará, Recreio São Jorge, Cabuçu, Acácio, Primavera, Cidade Martins, Taboão, Vila Rio de Janeiro, Morros, Bananal, Fortaleza, Haroldo Veloso, Nova Bonsucesso, Carmela, Presidente Dutra, Inocoop, Soberana, Santa Paula, Marcos Freire, Jacy, Cumbica II, Uirapuru, Nova Cumbica, Cummins, Dona Luiza, Jurema, Dinamarca, Piratininga, Jandaia e Nova Cidade.