Guarulhos participa de campanha à vida de animais silvestres

0
580

 

No próximo sábado (15) vai acontecer uma das maiores campanhas para proteger a fauna brasileira: O Dia Nacional de Urubuzar.

 

O Zoológico Municipal de Guarulhos vai realizar no local, das 10 às 16 horas, atividades para esclarecer a população como aderir à ação, que tem como base o aplicativo de celular Urubu. Ele permite a qualquer cidadão contribuir com o combate ao atropelamento dos animais silvestres e está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

animais-guarulhos

Crédito da foto para José Luiz/PMG – Imprensa

 

Seu uso é muito simples: encontrando um animal atropelado, a pessoa tira uma foto usando o programa e a imagem é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). O órgão juntará os dados enviados para fazer a análise dos pontos vulneráveis e propor as mudanças necessárias para coibir o ato.

 

O Zoológico de Guarulhos abriga alguns animais que foram atropelados em diversas regiões do Estado. No total são dois tamanduás-bandeira, uma loba e uma onça-parda. Com a adesão da população, o município vai contar com outros instrumentos para contabilizar a incidência de atropelamentos de animais na cidade.

 

Onça parda, cachorro do mato, urubu, carcará, seriemas, teiús e ouriços são alguns dos animais silvestres que habitam em áreas de mata em Guarulhos, como os Parques Estadual da Cantareira, que abrange parte do Cabuçu, e de Itaberaba, próximo do Água Azul.

 

A Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) e o Parque das Aves em Foz do Iguaçu se juntaram com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) para organizar a campanha. Mais de 100 instituições irão promover ações simultâneas em todo o país para divulgar o Sistema Urubu e conscientizar o público do impacto dos atropelamentos em nossa biodiversidade.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos