Guarulhos inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Multivacinação

0
291

 

Começou nesta segunda-feira (8) e prossegue até o dia 9 de setembro em Guarulhos a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A Secretaria Municipal da Saúde fará no dia 20 de agosto, um sábado, o chamado “Dia D”, com a abertura de todas as UBS e do Ambulatório da Criança. O público-alvo da vacina oral contra a pólio são as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade.

Já a multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Estadual de Vacinação.

 

A campanha nacional contra a pólio tem o objetivo de alcançar crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado aos dois, quatro e seis meses de vida, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço.

 

O reforço, previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação, é aplicado aos 15 meses e aos quatro anos de idade. Essas vacinas são aplicadas por via oral.

 

A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos (em torno de 50%) preocupa. A meta agora é atingir 95% do público-alvo.