Guarulhos implanta Núcleo de Condicionamento e Recondicionamento Físico no Dia do Desafio

0
84

 

Nesta quarta-feira (26), Dia do Desafio, Guarulhos amplia a competência da academia do Centro de Testagem e Aconselhamento “Ubiratan Marcelino dos Santos” (Gopoúva), transformando o espaço no 1° Núcleo de Condicionamento e Recondicionamento Físico do Departamento de Assistência Integral à Saúde. A programação no local teve início às 7h30, marcando a abertura das atividades alusivas à data na Secretaria da Saúde, bem como a participação do município na 27ª edição da campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas.

 

 

A abertura teve transmissão online pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube, assim como a live Condicionamento Físico, realizada às 9h30 pela equipe técnica do núcleo. No entanto, a inauguração oficial do espaço aconteceu às 13h30. Em seguida, os profissionais do serviço fizeram a demonstração da prática corporal com foco em terapia psicomotora, atividade que foi destinada aos técnicos do CTA como vivência do trabalho a ser desenvolvido posteriormente com os usuários do Ambulatório Especializado no Processo Transexualizador (Ame Pro Trans) de Guarulhos.

 

Ampliação das atividades

 

Além das atividades já realizadas ao longo dos anos na academia do CTA, com foco na prevenção da lipodistrofia para as pessoas vivendo com HIV, o espaço passará a ofertar, a partir de agora, um programa de 12 semanas com exercícios físicos resistidos (pesos livres e/ou aparelhos), de mobilidade (práticas corporais) e aeróbios (livres e com ergômetros) para usuários com lesões osteomusculares crônicas leves.

 

Idealizado a partir das necessidades e anseios levantados pelos profissionais de educação física da Secretaria da Saúde durante as reuniões de categoria realizadas em 2020, o núcleo atenderá pacientes encaminhados pelas demais unidades de saúde. Seu objetivo é fortalecer a rede municipal de reabilitação, colaborando com os demais serviços de atenção à saúde na perspectiva da integralidade do cuidado.

 

Dia do Desafio

 

A campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos, conhecida como Dia do Desafio, é coordenada no Brasil pelo Sesc (Serviço Social do Comércio). Todos os anos Guarulhos organiza uma extensa programação para celebrar a data. Embora de maneira diferente por conta da pandemia de covid-19, o município marcou sua participação em 2021 com várias ações em ambiente digital. A programação completa está disponível em https://www.guarulhos.sp.gov.br/diadodesafio.

 

A prática de atividade física e, principalmente, programas de exercícios físicos bem direcionados, contribuem sobremaneira para a aquisição, manutenção e recuperação de bons níveis saúde, trazendo com isso mais qualidade de vida aos usuários. Por isso, ao longo dos últimos anos, a atuação dos profissionais de educação física foi ampliada e, atualmente, está inserida dentro do processo terapêutico e coadjuvante da reabilitação física e/ou psíquica. Ou seja, integra as linhas de cuidado estabelecidas e protocoladas nas diferentes redes de atenção, da primária até a média complexidade.