Guarulhos é uma das cidades com maior número de casos de dengue

0
937

 

Com 20.974 casos confirmados de dengue, Guarulhos é a quarta cidade do estado com maior número de infectados pela doença. A cidade ficou atrás de municípios como Campinas (61.483), Sorocaba (50.316) e São Paulo (39.841).

 

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde neste ano, apenas 10 cidades correspondem por 43% dos 589.192 casos confirmados da doença. Em Guarulhos até o momento foram confirmadas sete mortes em decorrência da dengue. Outros sete óbitos ainda estão sendo investigados.

 

Original Title: Aa_FC3_58a.jpg

Por isso a pasta, por meio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), autarquia vinculada à pasta, vai contratar 500 novos agentes de controle de endemias. O contrato dos novos profissionais terá vigência de três meses, período considerado estratégico para execução de medidas preventivas para o próximo verão 2015/2016. Os agentes irão atuar no bloqueio de casos e eliminação de criadouros, com ações focadas no bloqueio da transmissão do vírus.

 

Nesta etapa, a pasta está investindo mais R$ 6 milhões, totalizando R$ 12 milhões aplicados em ações de combate a dengue somente em 2015. Desta maneira, entre outros aspectos, a Sucen duplica seu efetivo, totalizando aproximadamente mil agentes de campo para apoio em ações como nebulização. Também foram adquiridos 150 atomizadores costais para aplicação de inseticidas, nove atomizadores acoplados em viaturas, também conhecidos como “fumacês” e 450 kits de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), que garantem a segurança dos funcionários.

 

O investimento contabiliza, ainda, a compra de sete vans para deslocamento das equipes e a manutenção de 50 caminhonetes utilizadas para transporte de máquinas, inseticidas e insumos.

 

Fonte: Guarulhos Hoje