Guarulhos abre mais de mil vagas em creches com inaugurações em outubro

0
124

 

A partir de outubro a Prefeitura de Guarulhos disponibilizará mais 1.150 vagas em creches para crianças de zero a três anos e 11 meses de idade com as inaugurações de duas unidades escolares nos bairros Vila Alzira (690 vagas) e Vila Galvão (460).

 

 

“É meta do nosso governo zerar o déficit de vagas de creche da cidade”, enfatizou o prefeito Guti. “Para atingir esse objetivo e enfrentar uma demanda crescente, é preciso planejar com eficiência e atuar com agilidade. A atual administração assumiu a Prefeitura em estado caótico, com dezenas de obras abandonadas pela cidade, incluindo as unidades escolares Vila Alzira e Vila Galvão. Contar com a parceria de entidades que possam assumir a responsabilidade de oferecer educação de qualidade e colocar as creches em operação no menor tempo possível é prioridade da administração, que objetiva atender o maior número de alunos”, completou Guti.

 

Garantir que todas as crianças tenham um futuro com menos desigualdade e mais acesso à educação de qualidade é um objetivo que justifica a parceria entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em caráter de mútua cooperação.

 

Todas as instituições parceiras da Prefeitura possuem adequação predial exigida pelo Ministério da Educação (MEC), supervisão constante da equipe pedagógica, profissionais formados em pedagogia, formação para professores, uniformes escolares e toda a assistência realizada pela Secretaria de Educação (SE). No credenciamento das novas instituições parceiras os alunos recebem cinco refeições por dia no período integral, fornecidas pela SE, que em breve estenderá essa medida a todos. Além de todo o cuidado e carinho, são realizadas inúmeras atividades socioeducativas escolares e de recreação, que favorecem o desenvolvimento do jovem. Esse modelo permite hoje atender mais de 14 mil crianças em idade de creche e o objetivo é ampliar ainda mais.

 

Sobre as unidades escolares

 

A unidade da Vila Alzira, localizada na estrada Pimentas, possui 15 salas com capacidade para atendimento de até 690 alunos. Já a unidade Vila Galvão, localizada na avenida Pedro de Souza Lopes, conta com dez salas com capacidade para receber até 460 crianças, iniciativas que irão impactar no atendimento das crianças e gerar mais de 200 empregos diretos para a população.

 

Atualmente, a rede municipal conta com 223 unidades escolares, que ofertam as etapas de educação infantil e ensino fundamental, além da modalidade educação de jovens e adultos, totalizando mais de 117 mil alunos atendidos na rede própria e parceira. A rede municipal possui ainda cerca de 6 mil educadores.