Guarulhenses ganham terminais e aplicativo para recarga de bilhete único

0
674

 

A Prefeitura e a Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) promovem nesta sexta-feira, dia 10, às 12 horas, nas dependências da Central do Bilhete Único (rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 136 – Vila Moreira) a entrega de três terminais de autoatendimento, onde a população poderá fazer a recarga automaticamente por meio de cartão de débito; e o lançamento do aplicativo Guaru Pag, que permitirá a recarga do bilhete único pelo celular.

 

bilhete-unico-aplicativo-guarulhos
Foto: PAULINHO UEMURA / PMG-SECOM

 

Nos terminais de autoatendimento, o usuário poderá fazer a recarga dos cartões Cidadão, Vale-Transporte e Escolar. Os equipamentos, instalados na Universidade Guarulhos (UnG) Centro, Faculdade Eniac e nas dependências do Pátio Shopping Guarulhos, operam apenas com cartão de débito e a recarga é automática.

 

Outros equipamentos similares devem ser instalados em breve. A previsão é que até o final deste mês, cinco terminais de ônibus e a unidade Fácil Transportes e Trânsito, que funciona dentro terminal rodoviário do Cecap, estejam com o serviço de autoatendimento em funcionamento. Outros três começarão a operar em março, são eles: nos campus Dutra e Bonsucesso da UnG, e na Faculdade Integrada Guarulhos (FIG).

 

Para o secretário de Transportes e Trânsito, Giuliano Locanto, a ideia é diminuir circulação de dinheiro no transporte público, aumentando a segurança e evitando fraudes com os bilhetes únicos (Cidadão, Vale-Transporte e Escolar).

 

A intenção é ampliar a rede de atendimento para mais pontos, além desses 12 que já estão em andamento, e firmar parcerias com redes de farmácias, supermercados e lojas de departamento, facilitando o acesso para os usuários do sistema público de transportes.

 

Aplicativo

 

Já o lançamento do aplicativo Guaru Pag permitirá aos usuários a recarga pelo celular. O cidadão baixa o programa pelo Google Play ou AppStore, faz o cadastro e define o valor da recarga, o que gera um boleto bancário. O crédito da recarga estará disponível para utilização após 72 horas do pagamento.

 

Cartões

 

De acordo com a Guarupass, a cidade dispõe de 1,8 milhão de cartões emitidos no segmento Cidadão, outros 223 mil ativos no quesito Escolar e 640 mil de Vale-Transporte. São mais de 14 mil operações por dia (recarga). São 122 postos físicos de venda em mais de 50 bairros de Guarulhos.  Mais informações pelo site www.guarupass.com.br