Guarulhense Edu Albuquerque termina a prova em sétimo lugar

0
938

 

Depois de ser vice-líder no primeiro dia e ficar em terceiro no segundo, o guarulhense Eduardo Albuquerque, o mais jovem participante, fechou o Ultraman (uma das provas mais desafiadoras) entre os 10 primeiros, num percurso de 515 km que iniciou com 32 participantes, mas apenas 17 cruzaram a linha de chegada.

 

Vencida pelo bi-campeão Ivan Albano com 24h38min e no feminino pela surpreendente Luiza Tobar com 26h28min, a prova terminou na praia do Pepê, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O UB515, como é denominado o campeonato sul americano de Ultraman, desafia os atletas a percorrerem a idêntica distância em 3 dias, sendo 10 km de natação, 421 km de pedal e 84 km de corrida.

 

No primeiro dia, o atleta guarulhense Eduardo Albuquerque terminou em segundo lugar entre 26 participantes de várias nacionalidades. Na natação ele terminou entre os cinco primeiros, mas se recuperou muito bem, tendo uma excelente transição natação-bicicleta, e conseguiu superar os adversários na rodovia que liga o litoral de Paraty a Ubatuba, ida e volta, com 175 km.

 

 

No sábado, o desafio era percorrer 276 km de bicicleta, de Paraty aproximando-se da capital do Rio de Janeiro, em Mangarativa, e ele conseguiu terminar em terceiro.  Já no domingo, fim do torneio, o atleta terminou com uma dupla maratona, ou seja 84 km de corrida, chegando na praia do Pepê, na Barra da Tijuca, totalizando a prova em 28h33min, sétimo no geral.

 

Ultraman

A prova é denominada UB515 em alusão à distância que os atletas percorrem e é uma versão brasileira do Ultraman, prova que desafia o atleta a completar em três dias à distância em mar aberto (10 km), bicicleta em estrada (421 km) e corrida no asfalto da rodovia (84 km), nos moldes da competição do Havaí, na Ilha de kailua-Kona, que já acontece há 30 anos.

 

O atleta

 

Eduardo Albuquerque, guarulhense, é o mais jovem entre os atletas e vem se dedicando aos treinos há dois anos.  Já participou de várias provas em situações extremas a exemplo da Maratona do Deserto do Atacama. Tem em seu currículo três provas de Ironman (3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida) e outras oito de “meio” Ironman (70,3 milhas), oportunidade em que figurou entre os 20 melhores de sua categoria.

 

Além de Eduardo Albuquerque, outro atleta guarulhense, Denis Baptista, também participou da prova, conquistando o décimo lugar com 29h27min.

 

Fonte: Revista É!

 

Fotos:  Sandra Guedes e mundotri.com.br