Grupo Açotubo monta operação estratégica para atender setores essenciais

0
1158

 

O avanço da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil e no mundo acarretou no fechamento provisório da maioria das empresas ou, no caso dos setores essenciais, adoção de práticas de prevenção para funcionamento. O Grupo Açotubo, maior distribuidor siderúrgico no atendimento ao varejo da América Latina, montou um plano estratégico com mais de 20 ações para preservar a saúde dos mais de 850 colaboradores de modo a continuar atendendo as indústrias que não podem parar, como a alimentícia e hospitalar.

 

 

De acordo com Bruno Bassi, diretor executivo da companhia, a dinâmica encontrada para manter a operação e as entregas foi a montagem de um comitê de prevenção à COVID-19 com uma visão 360º que considera diversos cenários, possibilidades e atores envolvidos. “Além de seguir à risca todas as recomendações dos órgãos oficiais de saúde, agimos de maneira muito rápida para medidas que consideram os espaços, as rotinas de clientes, fornecedores, prestadores de serviço e nossos colaboradores e suas famílias”, explica.

 

Medidas adotadas:

 

NOS ESPAÇOS

  • Aumento da frequência de higienização de áreas comuns e de grande circulação;
  • Álcool em gel disponível em todas as dependências;
  • Reforço de comunicação sobre melhores práticas e prevenção;
  • Acompanhamento dos funcionários em trabalho remoto;
  • Aumento de espaço entre as pessoas, intercalando assentos no refeitório;
  • Janelas abertas nos escritórios para melhor circulação do ar.

 

 PROCEDIMENTOS INTERNOS

  • Criação de grupo de gestão de risco que reúne a alta liderança;
  • Monitoramento diário da situação externa, das operações e dos colaboradores;
  • Adiamento de treinamentos, eventos e entrevistas de recrutamento e seleção.
  • Operações de recebimento, vendas, faturamento e expedição estão mantidas, mas com redução de quadro conforme demanda e seguindo todas as orientações;
  • Flexibilização do horário de almoço das equipes administrativas e comerciais;
  • Solicitação de redução do tempo de permanência no refeitório, evitando aglomerações;
  • Recomendação do uso de ferramentas virtuais para a realização de reuniões de trabalho;
  • Orientação para que os líderes estejam atentos aos colaboradores com sintomas equivalentes aos da COVID-19, encaminhando-os para avaliação no ambulatório e, caso necessário, retorno à residência;
  • Suspensão de viagens aéreas nacionais e internacionais, reuniões e visitas internas e externas;
  • Para os setores operacionais fabris, criamos um grupo de carona, para evitar/eliminar exposição dos nossos colaboradores nos transportes públicos.

 

Além destas medidas, o Grupo Açotubo dispensou para férias, home office ou banco de horas pessoas do grupo de risco, que tem dificuldade de deslocamento, administrativo e mães que precisam cuidar dos filhos por suspensão das aulas.

 

“Tudo isso faz parte da nossa missão de entender e atender o cliente e o mercado, mas também de zelar e cuidar das pessoas. Costumamos dizer que, juntos, somos tão fortes como o aço e vamos passar por esse período mais firmes e perseverantes”, conclui Bruno.

 

Sobre o Grupo Açotubo

 

Desde 1974, o Grupo Açotubo se consagrou como o maior distribuidor siderúrgico no atendimento ao varejo da América Latina. Reconhecimento de mercado, qualidade dos produtos e satisfação dos clientes integram as mais de quatro décadas da companhia. Referência empresarial e de liderança, o Grupo contempla seis divisões: Tubos e Aços, Conexões, Aços Inoxidáveis, Trefilados e Peças, Soluções Integradas e Sistemas de Ancoragem (Incotep), preparado para atuar em diversos segmentos. Para mais informações: https://acotubo.com.br/.