GCM resgata oito pássaros silvestres em cativeiro ilegal no Jardim Tupinambá

0
62

 

Agentes da Inspetoria Leste da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgataram na sexta-feira (12) oito pássaros silvestres em cativeiro ilegal no Jardim Tupinambá. A equipe realizava um patrulhamento preventivo na região quando deparou com os animais expostos em uma residência na rua Quimera com indícios de anilhas adulteradas, além de dois alçapões para caça.

 

 

As evidências provocaram a ação imediata dos GCMs. Os pássaros foram apreendidos, assim como as gaiolas e os alçapões, e encaminhados juntamente com o proprietário da residência à Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente.

 

A autoridade policial confirmou tratar-se de aves da fauna silvestre criados irregularmente em cárcere ilegal, sendo identificados como um papa-capim, um brejal, dois canários-da-terra, um tico-tico, dois picharros e um galo-da-campina.

 

Foi lavrado um boletim de ocorrência por crime ambiental, com base na lei 9.605/98, artigo 29, que define uma pena de detenção de seis meses a um ano, e multa, por matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

 

Após adotadas as medidas administrativas contra o acusado, os pássaros foram encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê, onde receberão cuidados médicos veterinários e, posteriormente, serão devolvidos à natureza.