GCM resgata mulher e duas crianças bolivianas submetidas a trabalho escravo no Bonsucesso

0
75

 

Agentes da Inspetoria Norte da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgataram na noite de segunda-feira (18) uma mulher e duas crianças bolivianas que eram submetidas a trabalho escravo em uma confecção localizada em uma residência no Bonsucesso. A vítima buscou ajuda na escola municipal em que o filho de sete anos estuda, onde confidenciou as condições degradantes de trabalho que sofria.

 

 

Ela relatou que chegou ao Brasil há nove meses para trabalhar no local, mas que encontrou um cenário abusivo, no qual passava fome e suas crianças eram maltratadas, inclusive com agressões físicas. De acordo com ela, seu patrão restringia até mesmo a sua locomoção e, para levar e buscar o filho mais velho à escola, o mais novo, de três anos, era mantido sob observação na confecção, para garantir que a mulher voltasse ao serviço.

 

A direção da escola acionou a patrulha escolar da GCM, que foi colocada a par da situação e acolheu as vítimas, levando-as ao 7° Distrito Policial (DP) e, logo depois, foi ao local de trabalho da vítima para buscar o filho mais novo. A família foi amparada em um abrigo, onde está protegida, e o caso foi informado à Polícia Federal e ao Ministério Público do Trabalho.

 

No 7° DP a autoridade policial lavrou boletim de ocorrência por reduzir alguém à condição análoga à de escravo, conforme o artigo 149 do Código Penal, cujo registro será encaminhado às autoridades competentes.