GCM reforça a segurança na volta às aulas das escolas municipais

0
48

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos começou a reforçar a segurança da comunidade escolar a partir desta quarta-feira (7), início do ano letivo, para a proteção de mais de 120 mil alunos. Os patrulhamentos ocorrem no entorno, na entrada e na saída das 157 escolas da Prefeitura.

 

 

O programa Escola Mais Segura, lançado pela atual gestão em 2023, continuará monitorando as escolas durante o ano por meio de 4 mil câmeras instaladas em todos os espaços educacionais que são observadas pelo Centro de Operações e Inteligência (COI).

 

O aplicativo SOS Escola é outro reforço na segurança. Ao ser acionado pela direção ou coordenação escolar, dispara sinal sonoro no COI, onde também está a Central 153 da GCM, e oferece uma resposta mais rápida ao solicitante com a chegada de equipes motorizadas.

 

De acordo com o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes, as escolas são espaços sagrados. “Queremos garantir aos corpos docente e discente um ambiente escolar seguro e propício ao processo de ensino e aprendizagem, tranquilizando também os pais”, explicou.

 

Projetos preventivos

 

As atividades da GCM incluem ainda a aplicação de diversos projetos para a melhoria do dia a dia escolar, tais como o Educação de Trânsito e Cidadania (Gtran Educa), o Educação Ambiental (Educam) e o de prevenção aos entorpecentes do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard).