GCM prende dois homens por crime ambiental no Jardim Novo Recreio

0
32

 

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prenderam dois homens nesta quarta-feira (5) por crime ambiental em área de preservação na avenida Silvestre Pires de Freitas, no Jardim Novo Recreio. A equipe ouviu sons característicos de motosserra enquanto efetuava patrulhamento preventivo na região.

 

 

No local, que é uma das áreas de soltura de animais silvestres resgatados pela GCM, flagraram os dois acusados e a supressão de diversas espécies arbóreas. Eles não possuíam licença e nem registro para utilização de motosserra, uma obrigatoriedade do Ibama.

 

Os equipamentos apreendidos foram apresentados na Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente e, após laudo pericial, foi lavrado um boletim de ocorrência com base na lei 9.605/98, de crimes ambientais, por destruir e danificar e floresta considerada de preservação permanente e por utilizar motosserra em florestas sem licença ou registro da autoridade competente. Os autores ficaram detidos e à disposição da Justiça.

 

Proteção ao meio ambiente

 

A ação criminosa interrompida pela GCM ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente. Todos os anos campanhas e eventos são realizados ao redor do mundo com o objetivo de educar e sensibilizar a sociedade e governos sobre o meio ambiente e a urgência de protegê-lo.

 

Com fiscalizações preventivas, patrulhamentos e atendimentos a ocorrências por toda a cidade e em áreas de proteção permanente, a GCM Ambiental trabalha diariamente pela conservação ecológica do município, cercado por remanescentes florestais da Mata Atlântica, como a Serra da Cantareira, que oferecem habitat para diversas espécies de animais ameaçados de extinção.