GCM inicia testes de totem de segurança no calçadão da rua Dom Pedro II

0
70

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos iniciou nesta sexta-feira (8), aniversário de 463 anos da cidade, os testes de 90 dias do totem de segurança instalado no movimentado calçadão da rua Dom Pedro II, próximo ao Poli Shopping, com câmeras 360 graus para a vigilância 24 horas de todo o perímetro, reconhecimento facial e botões de acionamento direto aos atendentes da Central 153, que irão orientar o munícipe ou encaminhar prontamente uma equipe à ocorrência.

 

Foto: Rodnei Tiago/PMG

 

Caso a tecnologia seja bem-sucedida, mais totens serão comprados e instalados em pelo menos outros 15 pontos estratégicos da cidade, principalmente aqueles em que há aglomeração de pessoas. Durante o período de testes seu funcionamento não custará nada aos cofres da Prefeitura.

 

O projeto é parte de uma série de investimentos que visam à criação de um dos observatórios de segurança municipais mais modernos do país, com a aplicação de um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado neste mês, que totaliza R$ 50 milhões em dezenas de ações.

 

No âmbito da modernização, recentemente Guarulhos conquistou o cercamento eletrônico para o monitoramento do acesso e da saída do município e a integração com mais de 4 mil câmeras em ambientes escolares. “São tecnologias que auxiliam o dia a dia da população e fazem com que a segurança da cidade seja reconhecida. Isso reflete no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida”, reforçou o prefeito Guti, que testou as funcionalidades do totem durante a manhã.

 

Os serviços serão reforçados ainda com a coordenação e a articulação das operações por meio do Centro de Comando e Controle Integrado e de uma nova inspetoria na região central, que estão em construção.