GCM flagra produto químico inflamável no Jardim Presidente Dutra

0
136

 

Uma equipe da Inspetoria de Patrulhamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) flagrou nesta quarta-feira (19) mais de dez tambores de 200 kg danificados e grandes sacos contendo produtos químicos inflamáveis na frente do Tenda Atacado, na rua Bela Vista do Paraíso, Jardim Presidente Dutra.

 

Em fiscalização de rotina pelo local, os guardas civis depararam com vários barris contendo um pó branco de odor muito forte. Uma grande quantidade do material estava na via, chegando até um córrego próximo. O rótulo dos recipientes marcava Resíduo de Borra de Resina, com alto risco para o meio ambiente, fauna e flora e possíveis irritações na pele e olhos. Os tambores estavam danificados e deveriam ser mantidos fechados, uma vez que podiam entrar em combustão, o que acabou acontecendo durante a ocorrência.

Antes dos tambores pegarem fogo os guardas conseguiram identificar o nome da indústria química responsável pelo resíduo e entraram em contato com representantes da fábrica, que foram até o local e se responsabilizaram pela remoção de todo o material tóxico, que deverá ser feito por empresa especializada.

Guardas ambientais e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente conduziram os representantes da empresa química até a Delegacia de Meio Ambiente para registro de boletim de ocorrência e abertura de inquérito para apurar as responsabilidades. Será aberto também um processo administrativo na Prefeitura para geração de multas e/ou compensação ambiental.

 

 

Serviço

A Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal recebe chamados 24 horas, todos os dias da semana, pelos telefones 153 e 2475-9444. Denúncias sobre desmatamento, invasões e demais ilícitos ambientais também podem ser feitas no 0800-772-2006 da Secretaria de Meio Ambiente. Em ambos os casos, não é necessário se identificar.