FunCultura abre inscrições para jovens artistas da cidade

0
361

 

Até o dia 24 de abril jovens artistas de Guarulhos, grupos ou coletivos culturais formados por pessoas entre 18 e 29 anos, interessadas em financiamento para realizar seus projetos culturais, podem concorrer ao novo edital do FunCultura (Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos) para propostas de até R$ 30 mil.

 

 

Para participar os interessados devem acessar o site https://www.guarulhos.sp.gov.br/editalfuncultura, ler atentamente o edital e seus anexos, preencher o formulário disponível em  https://forms.gle/De2uk2MZBF6hEJxTA (somente a partir de 10 de abril) e enviar a documentação exigida.

 

Esta é a 12ª edição do concurso e, desde que foi criado, em 2003, já tornou realidade projetos nas mais diversas áreas artísticas. Além de possibilitar aos autores a concretização de suas propostas, os projetos financiados pelo FunCultura proporcionam à população atrações como espetáculos musicais, teatrais, de dança, exposições, oficinas culturais e palestras.

 

Em 2019 a Secretaria de Cultura direcionou edital do FunCultura a obras de jovens artistas, residentes na cidade, para o desenvolvimento de seu primeiro projeto. Na ocasião foram contemplados 13 projetos.

 

No ano seguinte o fundo recebeu recursos federais da lei Aldir Blanc para fomento emergencial da classe artística. Nesta edição o recurso de R$ 270 mil vai contemplar nove projetos.

 

Sobre o FunCultura

 

O Fundo Municipal de Cultura foi criado pela lei municipal 5.947/2003 e regulamentado pelo decreto municipal 22.329/2003. Ele tem a finalidade de prestar apoio financeiro a projetos de natureza artístico-cultural e ao desenvolvimento de programas culturais mediante a administração autônoma e a gestão dos respectivos recursos.

 

Os projetos culturais são avaliados, selecionados e acompanhados pelo conselho diretor do FunCultura, composto por três membros eleitos entre os produtores culturais do município e três membros da Secretaria de Cultura.

 

Para obter mais informações encaminhe email para [email protected].