Filhote de macaco bugio nasce no Zoológico de Guarulhos

0
1630

 

A equipe do Zoológico de Guarulhos comemora o nascimento de uma fêmea de bugio (macaco do gênero Alouatta), ocorrido às 17h dessa terça-feira (23).  Após seis meses de gestação, a mãe, Elvira, entrou em trabalho de parto no final da tarde de segunda-feira (22). Com a demora excessiva para o nascimento bebê, que já apresentava sinais de sofrimento, os veterinários do zoo realizaram uma cesariana de emergência.

 

 

Em razão da anestesia da mãe, o filhote passou a noite sob cuidado dos veterinários recebendo aleitamento artificial e na manhã da quarta-feira, foi devolvido à mãe para amamentação. Nesta quinta-feira (25), as duas retornaram ao grupo familiar, uma vez que os bugios são animais sociais e todo o grupo ajuda na criação dos filhotes.

 

A diretora do Zoológico, Fernanda Magalhães, explica que o nascimento é muito importante , tendo em vista o alto índice de mortalidade de bugios por febre amarela no ano passado, o que colocou a espécie em perigo de extinção. “Cada nascimento significa esperança para a conservação da espécie”, ressalta Fernanda, que lembra que nenhum caso da doença foi detectado entre os macacos do zoo de Guarulhos.

 

A pequena fêmea recebeu o nome de Zelda, em homenagem à repórter Zela Melo que esteve no parque nessa segunda-feira (22), para cobrir a soltura de uma família de saguis-da-serra-escuros, outra espécie ameaçada de extinção, em seu novo recinto.

 

Serviço

 

O Zoológico de Guarulhos fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França

Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada e estacionamento gratuitos.