Festival Adaptado emociona público na Ponte Grande

0
524

 

A manhã desta terça-feira (16) reservou muita emoção no ginásio Arnaldo José Celeste, da Ponte Grande, durante o segundo dia dos Jogos Adaptados de Guarulhos (JAG). Dezenove instituições da cidade e região participaram do Festival Adaptado, ação que faz parte do calendário esportivo da cidade e que proporcionou uma série de atividades.

 

O prefeito Guti participou da abertura do Festival Adaptado. Foto: Sidnei Barros / PMG

 

O prefeito Guti participou da cerimônia de abertura do Festival Adaptado e em seguida conversou com atletas e familiares presentes e falou de sua emoção de estar presente a este momento. “Esse evento é tradicional na cidade. É extraordinário ver e sentir a alegria de todos os envolvidos. Contagia cada um que está no local e comigo não foi diferente”, disse o prefeito.

 

Bonecos e muitas atividades movimentaram o festival. Foto: Sidnei Barros / PMG

 

Durante algumas horas, os alunos vivenciaram situações lúdicas por meio de um circuito montado com brinquedos infláveis, colchões para fazer rolamentos entre outras brincadeiras. Este dia é reservado aos alunos que possuem algum tipo de debilidade num nível maior, estágio esse que acaba impedindo de participar das modalidades de competição. Entretanto, a alegria nos rostos dos professores e familiares era visível ao ver seus filhos e atletas desempenhando todos os movimentos propostos.

 

“Trabalhar com eles é maravilhoso. Quando trazemos os alunos aqui é gratificante para eles e para nós. Marca nossa vida para sempre”, disse Marcos Custódio, professor da ABADS (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social).

 

Um circuito com atividades lúdicas integrou os participantes. Foto: Sidnei Barros / PMG

 

Muitos desses alunos moram nas instituições e, por esta razão, não têm oportunidade de sair para outros lugares e de participar de eventos como este. É exatamente nos Jogos Adaptados de Guarulhos que eles conseguem ter momentos de lazer e descontração fora do habitual. “O JAG é fundamental para eles. Normalmente, os alunos mais comprometidos não têm oportunidades como esta. Ver um deles pegando uma bola de tênis e jogando é um feito imenso”, comentou a professora Adalgisa Pão.

 

Guti falou da emoção de participar desse momento. Foto: Sidnei Barros / PMG

 

A 18ª edição dos Jogos Adaptados de Guarulhos vai até sexta-feira (19). Bocha, Basquete 3×3 e Atletismo são as modalidades que darão continuidade à competição. Nesta quarta-feira (17), a bocha será a “bola da vez”. A modalidade paralímpica acontecerá na Ponte Grande, a partir das 8h30.

 

Serviço

 

Jogos Adaptados de Guarulhos

 

Local: Ginásio “Arnaldo José Celeste”

Endereço: Avenida Domingos Fanganiello, s/n – Ponte Grande

Data: Quarta – 17 de maio

Horário: A partir das 8h30h