Feriado da Consciência Negra terá programação especial

0
638

 

Guarulhos preparou uma programação especial para o Dia Nacional da Consciência Negra (20). A tradicional Marcha começará às 9 horas, com concentração na praça dos Estudantes, no Centro. Este ano, o tema adotado será: Guarulhos Contra o Racismo! – Construindo o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Todos são convidados a participar das atividades gratuitas.

consciencia-negra-guarulhos

Foto: Sidnei Barros/PMG

O encerramento da Marcha está previsto para às 13h30, no Adamastor Centro, com a apresentação do IV Festival de Culturas e Artes Negras, com Afoxé da Liga das Escolas de Samba, Banda da Guarda Municipal, Ballet africano, samba rock, ciganos, indígenas, lançamento do livro do mestre Yrapuru e música de Céllia Nascimento.

Na ocasião, haverá também prestação de serviços gratuitos como penteado afro, maquiagem para pele negra, pintura corporal indígena, oficina de patck apliquè, massoterapia, reflexologia, shantala, educação nutricional com degustação “Saúde com Casca e Tudo”, projetando a negritude.

Quem visitar o Adamastor também poderá apreciar as exposições dos ciganos Calons, expressões das culturas afro-brasileira e indígena.

O Dia Nacional da Consciência Negra

 

Celebrada em 20 de novembro no Brasil, a data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, além de reforçar a resistência do negro às formas de repressão. A data homenageia Zumbi dos Palmares, escravo que foi líder do maior quilombo. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos