Feira do Estudante vai reunir robótica, comunicação e aerodesign no Adamastor em outubro

0
110

 

As juventudes do município têm encontro marcado para conhecer a 10ª Feira do Estudante de Guarulhos, com o tema Inspiração para Continuar, que vai acontecer nos dias 9 e 10 de outubro, das 9h às 21h, no Adamastor. Com uma programação diversificada e gratuita, nos dois dias de evento acontecerão competição de robôs, apresentação de projeto de aerodesign, produção de peças com impressora 3D, além de oficinas, palestras, atrações culturais e shows. A programação completa pode ser consultada no link https://bit.ly/ProgramacaoEstudante23.

 

 

O público poderá obter informações sobre estágios, cursos de idiomas e profissionalizantes, ensino técnico, programas de emprego e ainda visitar mais de 60 estandes para conhecer projetos desenvolvidos em instituições de ensino e entidades que atuam no município, como a Unifesp, a Fatec e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a UNG, a Unisa, o Eniac, o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), o Senai, a Escola de Administração Pública Municipal (Esap Guarulhos), o Grau Técnico, o Centro Britânico de Idiomas, o Sesc, o Sebrae, entre outras.

 

A Subsecretaria da Juventude, coordenadora do evento e integrante da Secretaria de Direitos Humanos, calcula que mais de 15 mil visitantes passem pelo evento, considerado um dos mais importantes para o segmento estudantil da cidade.

 

Projetos

 

A UNG irá apresentar o projeto Comunicação para Transformar, dos cursos de jornalismo, rádio, TV, cinema e fotografia, no qual as pessoas serão entrevistadas por profissionais e alunos da universidade em um estúdio especialmente montado para o evento. Por sua vez, a Unifesp, a Fatec e o IFSP levarão os trabalhos de robótica que desenvolvem.

 

Já a Unisa vai montar o Espaço Maker, que trará uma aula-show dos cursos de engenharia e arquitetura envolvendo impressora 3D, arquitetura 3D e robótica.

 

Por sua vez, o Eniac irá expor programas de desenho e produção de peças com impressora 3D, projeto de aerodesign (envolvendo engenharia aeronáutica), além de disponibilizar aos presentes aferição de pressão arterial (cursos de enfermagem e de farmácia), massagem (cursos de estética e de fisioterapia), dicas de qualidade de vida e exercícios físicos (curso de educação física) e cálculo do índice de massa corpórea (IMC), do curso de nutrição e biomedicina.

 

Os estudantes poderão verificar ainda projetos desenvolvidos pela Secretaria de Direitos Humanos por meio das subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão (Diga não ao Capacitismo), de Políticas para as Mulheres (orientações sobre violência contra a mulher) e Igualdade Racial (exposição Mulheres e Homens que Mudaram o Mundo, artesanatos indígenas e informações sobre igualdade racial).

 

Mesa de triagem pedagógica, exposições de cooperativas de materiais recicláveis e de resíduos enfardados estão entre os projetos que a Secretaria de Serviços Públicos levará para a feira.

 

O Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.