Feira Cultural da Diversidade anima o sábado do Parque Cecap

0
61

 

Quem passou pela Praça Mamonas Assassinas, no Parque Cecap, na tarde do último sábado (29) teve a oportunidade de presenciar um ambiente colorido, animado e acolhedor. Isso porque a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Políticas da Diversidade, realizou a Feira Cultural da Diversidade. O evento, que recebeu cerca de mil pessoas, aconteceu em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, comemorado em 28 de junho.

 

 

De acordo com a subsecretária Ana Marques, o evento é voltado para a inclusão das pessoas LGBTI+ para que possam desfrutar de momentos de lazer, descontração e acolhimento. “Queríamos que todos que passassem pela feira se sentissem bem e valorizados por saber que são lembrados e que podem desfrutar de um espaço em que sofressem menos críticas, além de poderem se expressar, mostrar o que são e seus talentos através dos shows que deram e também das tendas em que expuseram seus segmentos”, afirmou.

 

Hannah Rodrigues, de 18 anos, é uma mulher trans e conheceu os serviços da Subsecretaria quando precisou realizar a retificação do nome em seus documentos e o encaminhamento médico para realizar a transição. “Ver que existem pessoas dispostas a ajudar a gente, acolher, orientar, é muito legal. Estamos vendo cada vez mais o trabalho crescer e atingir mais pessoas. Além disso, esses eventos trazem gente da cidade inteira para celebrar o que nós somos e nos sentimos valorizados e amados dessa forma. Aqui podemos ouvir e compartilhar nossas histórias”, disse.

 

A feira contou com diversas instituições que apoiam a causa LGBTI+. Entre elas, a Assembleia de Deus Inclusiva. O pastor da instituição, Amom Reis, de 29 anos, apoia o serviço prestado pela Pasta e afirma que tais eventos em prol da comunidade são de extrema importância, já que acolhem um público que tradicionalmente é excluído pela sociedade. “É maravilhoso. Faz muita diferença para nós, sabe? O público passa a olhar a nossa causa de uma forma diferente, como iguais mesmo”, ressaltou.

 

O evento

 

No local era possível encontrar food trucks, lojas de artesanato com venda de produtos voltados para a comunidade, testes rápidos para DSTs e emissão de Carteira de Trabalho. Entre as atrações, estavam os shows de Gaby Fashion, Layra Prado, Valéria Monteiro, Asheley Close, Djessica Miller, Rebecka, Larissa Prado, Alif, Alexandre Santis, Midore, Cassio, Michelly Drumond, Lorenah Vittar, Stella Magriny, Luciana Marinatti, Embia Oliver e Makiba Fashion, além de apresentações de diversos DJs.