Falta medicamentos no Ambulatório da Criança

0
821

Usuários do sistema municipal de saúde reclamam da falta de diversos medicamentos no Ambulatório da Criança, no Centro. De uma relação com 141 remédios para distribuição gratuita, a unidade tem disponibilidade para atendimento de 93. Faltam insumos para tratamento de diabetes, dipirona sódica e ácido acetilsalicílico, princípio ativo do popular AAS.

 

ambulatorio-da-crianca-guarulhos
Foto: Ivanildo Porto

 

Além dos medicamentos considerados populares, os pacientes também sofrem com a falta Prednisona, Salbutamol, Sulfadiazina, Fluconazol, Cetoconazol, Ácido Fólico, Bromazepan, Complexo B e Amoxicilina.

 

A dona de casa Gabriela Santos, que mora na região do Pimentas, revelou que encontra dificuldades para manter o cronograma do tratamento de sua filha que tem diabetes. Isso acontece por que ela não consegue retirar no ambulatório os insumos necessários. Para não prejudicar a saúda de filha, Gabriela tem desembolsado quase R$ 800 por mês. Ela já tem decisão judicial favorável para ter acesso aos insumos.

 

“Sempre faltava uma coisa ou outra, mas, agora desde o mês de dezembro não recebo mais nada. Acho uma situação muito desagradável, por que se nós entramos com processo judicial para ter acesso aos insumos é por que precisamos”, declarou Gabriela Santos.

 

Já o desempregado Wellington Pereira, 42 anos, também denunciou a falta do medicamento Amoxicilina para a realização do tratamento de seu filho. Pereira afirmou que frequenta aquela unidade da rede municipal de saúde em busca do remédio há pelo menos 30 dias.

 

“Eles não dão um prazo. Só falam que vai chegar. Está terrível esta situação. A gente confia e vota neles, mas não nos dá o que precisamos e pagamos o imposto pra isso. Toda vez que venho aqui retirar o medicamento nunca tem”, concluiu.

 

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde não se pronunciou a respeito das denúncias dos pacientes até a conclusão desta edição.

 

Reportagem: Antônio Boaventura

Fonte: Guarulhos Hoje