Exposições gratuitas sobre o Carnaval

0
545

 

Dois espaços da Secretaria de Cultura recebem neste mês exposições nas quais o Carnaval é o tema principal. A mostra “Outras Folias”, do Acervo do Instituto Marungo, fica no Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão, até dia 24 de fevereiro. Na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, a exposição “Muitos Carnavais”, do Acervo do Patrimônio Histórico Municipal, pode ser visitada até o dia 5 de março.

 

O Instituto Marungo apresenta em “Outras Folias” uma síntese de uma das manifestações da cultura caipira em sua essência e multiplicidade. Imagens que revelam a simultaneidade do tempo e espaço no ambiente urbano e rural da longa trajetória da companhia de Folia de Reis Os Mensageiros de Santos Reis e reafirmam a identidade cultural que transpõe gerações entre o tradicional e o moderno, o sagrado e o profano e a comensalidade e a socialização para a cultura de paz. As visitas podem ser feitas de segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

 

carnaval-guarulhos-2015

 

A mostra “Muitos Carnavais”, do Acervo do Patrimônio Histórico Municipal, traz os elementos característicos desta festa: os grupos de foliões, as fantasias, os desfiles, as marchinhas e os trios elétricos. É composta por fotografias, notícias de jornais e revistas, além de outros documentos que atestam a importância do registro histórico e a potencialidade do Arquivo Histórico na geração de produtos de interesse público.

 

Com curiosidades como imagens da Banda Lira de Guarulhos e do grupo Mamonas Assassinas, “Muitos Carnavais” abrange um vasto período que vai dos anos 1920 aos dias de hoje. A exposição pode ser vista pelo público de segunda a sexta, das 9 às 19 horas, e sábado, das 9 às 18 horas.

 

Serviço

 

– O Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael fica no Lago dos Patos, na Vila Galvão.

– A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, no Centro.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos