Exposição Um Pouco de Mim estreia sexta-feira na Biblioteca Monteiro Lobato

0
56

 

A exposição Um Pouco de Mim, da artista guarulhense Guilhermina Helfstein, chega à Biblioteca Monteiro Lobato nesta sexta-feira (7). A abertura oficial acontecerá às 18h30 com a presença da artista, uma apresentação musical de Ricardo Mota e palestras de César Magalhães Borges e Alexandre Gomes Vilas Boas.

 

 

A mostra, que reúne xilogravuras, aquarelas, pintura em tela, pequenas esculturas em terracota e literatura, segue no espaço até o dia 20 de julho e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45. Para Guilhermina, a iniciativa de expor e apresentar ao público um pouco das suas obras artísticas e literárias é mais que só mostrar esses trabalhos, mas também buscar incentivar outras pessoas a explorar o fazer artístico como forma de expressão, desmistificando o “a arte é para pessoas especiais”.

 

O apoio cultural da mostra é de Rhegia, Coletivo 308, Alexandre Gomes Vilas Boas, César Magalhães Borges e da Prefeitura de Guarulhos.

 

A artista

 

Guilhermina nasceu na capital paulista em fevereiro de 1956 e reside em Guarulhos desde 1979. Participou de oficinas na área de artes visuais e teatro e contação de histórias, passando pelo primeiro ateliê artístico de Guarulhos, onde teve a oportunidade de conhecer algumas técnicas de pintura.

 

Autora de sete livros, Guilhermina fez as capas e ilustrou algumas de suas próprias obras.

 

Palestras

 

César Magalhães Borges, autor independente, ministrará a palestra Poesia em Guarulhos – Algumas Memórias. Formado em Letras pelas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras Farias Brito, é pós-graduado em Educação pela Universidade Guarulhos. Atuou como professor durante 30 anos e publicou diversos artigos sobre o papel formativo da arte e desenvolve, atualmente, pesquisa sobre os aspectos da criação literária.

 

A palestra de Alexandre Gomes Vilas Boas será sobre xilogravura e cerâmica. Ele é artista visual e educador, doutor em artes visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Serviço

 

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, no Centro.