Exposição Manual de Sobrevivência

0
632

 

Guardar objetos, acumular, ter lembranças. Que significado isto tudo tem? Esta reflexão é trazida à tona pela mostra Manual de Sobrevivência, da artista Sheila Ortega, em cartaz no saguão do Centro Municipal de Educação Adamastor. A exposição pode ser vista até dia 5 de maio, com entrada franca.

 

exposicao-guarulhosInstalação Pequenos Acúmulos reúne uma série de materiais/Fotos: Aparício Reis (PMG)

 

Contemplada pelo júri técnico com o 3º lugar no 14º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos, Sheila Ortega traz algumas fotografias, um vídeo mostrando seu processo de criação e a instalação “Pequenos Acúmulos” que, inevitavelmente, chama a atenção do público não só pelo tamanho, mas também pela variedade de objetos utilizados.

 

Na composição, Sheila trabalha com um pouco de tudo que já fez (ou faz) parte de nossas memórias. Estão lá – juntos, mas ao mesmo tempo separados – cadeira, mesa, televisor, triciclo infantil, monitor de computador, gavetas, estrado de cama, filtro de barro, frascos de perfume, chaleira e outros objetos que mexem com o imaginário.

 

“A artista brinca com o clássico da pintura e da fotografia; a natureza-morta. A arte contemporânea tem trabalhado muito a questão do acúmulo, no geral, e esta instalação é uma provocação”, expõe Maria do Rosário Ferreira de Souza, responsável pela seção de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura.

 

manual-guarulhosInstalação provocativa é um dos pontos altos da mostra

 

No texto de apresentação da mostra, Sheila revela que busca discutir como nos apropriamos das coisas do mundo, trazendo à tona seus vários sentidos, com possibilidade de manipulação e combinações. “Quais são as memórias que dispomos para compor nossos ‘manuais de sobrevivência’”?, questiona a artista, incitando a reflexão.

 

Serviço

 

Exposição Manual de Sobrevivência, da artista Sheila Ortega

 

Em cartaz até 5 de maio, diariamente, das 8h às 23h

Saguão do Centro Municipal de Educação Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

Grátis