Exame de papanicolau agora pode ser agendado pelo aplicativo Saúde Guarulhos

0
154

 

A partir desta semana usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão agendar a coleta de papanicolau por meio do aplicativo Saúde Guarulhos. A ferramenta, habilitada no mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, visa a sensibilizar esse público sobre os cuidados com a saúde, facilitando o acesso ao exame que previne o câncer de colo de útero.

 

Foto: Marcio Lino/PMG

 

Ao acessar o aplicativo a usuária deve selecionar “Agende sua Consulta” e em seguida escolher a especialidade “Enfermeiro(a)”, que é o profissional que realiza o exame. Na sequência aparecerá a data e horário da consulta, bem como o profissional que irá atendê-la. Todas as mulheres que já iniciaram a atividade sexual devem realizar o papanicolau, que é indolor, simples e rápido.

 

Para melhor eficiência do exame, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior e  evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas últimas 48 horas. Além disso, é importante que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Gestantes podem se submeter ao exame sem prejuízo para a sua saúde ou a do bebê.

 

O Instituto Nacional de Câncer estima que surjam mais de 16 mil novos casos da doença em 2020, por isso é importante que a mulher realize o papanicolau anualmente. O exame preventivo do câncer do colo do útero é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença antes que a mulher tenha sintomas. Sua realização periódica permite que o tratamento comece logo na fase inicial, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade pela doença, que representa hoje a quarta causa de óbitos de mulheres no Brasil.

 

 

Mutirão de papanicolau

 

No dia 21 de março, sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 16h para realizar a coleta de papanicolau sem a necessidade de agendamento ou pedido médico. Trata-se de uma alternativa para quem ainda não tem acesso ao aplicativo, disponível neste momento somente para o sistema Android.