Estudantes guarulhenses são homenageadas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

0
398

 

Com o projeto Controle Sensorial, desenvolvido para que deficientes visuais possam caminhar de maneira mais autônoma, sem a necessidade de bengalas, as estudantes Rafaela Alves e Talia Barbosa foram homenageadas durante Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE.

 

 

Na cerimônia de premiação, na Cidade Universitária, em São Paulo, as estudantes receberam o certificado Frida Ana Maria Hoffman, primeira mulher a se formar engenheira pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.

 

O Controle Sensorial desenvolvido por Rafaela e Talia dispensa a necessidade de uma bengala que geralmente é usada para tatear objetos ao redor e identificar o espaço em que a pessoa cega se encontra. Para isso, usa placa de circuito impresso e cinco sensores ultrassônicos que emitem sinais sensoriais que alertam a existência de objetos no caminho.

 

Semana do Conhecimento

 

A participação das estudantes guarulhenses na FEBRACE foi assegurada após ambas se classificarem em primeiro lugar durante a Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (FECEG) 2018, realizada como uma das atividades da Semana do Conhecimento, que é promovida pela secretaria de desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI).

 

“Resultados práticos como esse são ótimos indicadores para avaliarmos os resultados da política pública de ciência, tecnologia e inovação que passou a ser implementada na cidade de Guarulhos desde o início da gestão do Prefeito Guti. As estudantes, os professores, o SENAI e a nossa equipe de servidores estão de parabéns”, comenta o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros.

 

“Estamos felizes pela honraria que elas receberam. É um reconhecimento também ao esforço do SENAI-SP em oferecer formação profissional com excelência, tornando realidade projetos inovadores que poderão atender as necessidades da sociedade e ser abraçados pela indústria”, comenta o diretor do SENAI em Guarulhos, Renato Daracdjian.

 

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 21 de março.