Escolas públicas em Guarulhos recebem oficinas educativas do projeto Imagens

0
190

 

A fotografia tem o poder de transformar as pessoas e o mundo. É a partir desse conceito que o projeto Imagens proporcionará a estudantes e professores de escolas públicas em Guarulhos/SP uma experiência imersiva de aprendizagem sobre o tema “Uma mensagem para o futuro”. Realizado pela Usina Cultural, em parceria com a ImageMagica, o projeto é patrocinado pela Tecfil com o apoio do ProAC e propõe um olhar crítico sobre o tema abordado.

 

 

Muito mais do que uma oficina de fotografia, o projeto tem como objetivo mudar a forma com que as pessoas se relacionam com essa ferramenta, percebendo o poder que ela tem de transmitir mensagens poderosas ao mundo e mudar realidades.

 

Na E.E. Professor Allyrio de Figueiredo Brasil, a imersão acontecerá dentro do caminhão da fotografia, uma unidade móvel na qual acontece toda a ação. No caminhão, os alunos irão experiencia como é estar no interior de uma câmara escura. Além de conhecerem mais profundamente sobre como a imagem é formada e aprenderem técnicas de fotografia, os participantes das duas escolas irão produzir fotos e mensagens para compor uma exposição ao final do projeto.

 

“Foi muito empolgante ter participado do projeto! Eu gostei bastante da oficina, principalmente a parte em que entramos na câmara escura para ver como funciona uma câmera por dentro e o que é a luz”, conta Brenda Gutierrez, estudante que participou das oficinas em 2018. “Projetos como esses, que incentivam os sonhos das pessoas, nos inspiram a buscarem algo útil e benéfico para fazer”, complementa.

 

No mundo da fotografia

 

Depois de aprenderem algumas técnicas, como enquadramento da imagem, e conhecerem mais sobre a história da fotografia, os participantes entram na câmara escura, ambiente instalado no caminhão que simula o interior de uma máquina fotográfica gigante. Ali, eles conseguem ver, ao vivo, a imagem de fora do caminhão sendo projetada exatamente como acontece dentro das câmeras fotográficas e até mesmo nos nossos olhos.

 

Depois de um bate-papo com os educadores do projeto, os participantes botam a mão na massa. Cada um deles recebe um celular para, com o uso do aplicativo Camino, produzir uma fotografia e uma legenda sobre a mensagem que eles têm para o futuro. As imagens são impressas e entregues aos novos fotógrafos.

 

Além do atendimento aos estudantes, os professores são capacitados em oficinas com conteúdo exclusivo, incentivando o uso da fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula para suas próprias disciplinas.

 

Exposição final

 

Como uma forma de valorizar os materiais produzidos, o fechamento do circuito cultural será feito com uma exposição na escola. Ela é construída em formato de lambe-lambe ou varal com todas as imagens criadas e estará aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos alunos.

 

Serviço

 

Escola: Escola Estadual Professor Allyrio de Figueiredo Brasil

Datas: 19 e 20 de março de 2019

Endereço: Rua Duque de Caxias, 182, bairro Vila Nossa Sra. de Fatima, Guarulhos/SP.

 

Escola: Escola Estadual Professor Celso Piva

Datas: 21 e 22 de março de 2019

Endereço: Rua Nizal, 87, bairro Jardim Moreira, Guarulhos/SP.

 

Tecfil

 

A TECFIL é uma indústria de Filtros Automotivos presente no mercado há mais de 66 anos. A empresa, fundada em 20 de março de 1953, especializou-se no segmento tornando-se a maior fábrica de filtros da América Latina. Hoje a TECFIL é referência no mercado sendo líder no segmento de reposição automotiva. Suas unidades fabris possuem alta tecnologia com máquinas e laboratórios de última geração. Com um Centro de Treinamento altamente equipado em sua sede, a TECFIL promove diversos cursos no segmento de filtros, gratuitos para o público reparador. A empresa possui ainda todas as Certificações exigidas no mercado, o que lhe confere diferenciais de qualidade.

 

Usina Cultural

 

A Usina Cultural realiza projetos culturais e educacionais com foco nas artes visuais e entretenimento. A empresa já levou oficinas de fotografia para diversas instituições públicas do país a fim de promover a reflexão sobre temas relevantes por meio do uso da imagem.

 

ImageMagica

 

Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento.

 

A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países.

 

Site: www.imagemagica.org

 

Redes sociais: www.facebook.com/imagemagicapage | www.instagram.com/imagemagica