Escolas da Prefeitura de Guarulhos são premiadas em gincana da EDP

0
217

 

A gincana cultural “Xô Desperdício” realizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica, premiou duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Guarulhos, as EPGs Professor Pedro Geraldo Barbosa e Paulo Autran com um kit completo de geração fotovoltaica para economia na conta de luz. A premiação aconteceu nessa quinta-feira (31), no cinema do Shopping Vale Sul, em São José dos Campos, e contou com a presença de alunos e educadores, representantes municipais e da EDP.

 

 

A iniciativa que faz parte do Programa Boa Energia Nas Escolas, realizado em parceria com a EDP e a Secretaria de Educação por meio do DOEP (Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas), teve por objetivo incentivar a preservação dos recursos naturais e a utilização segura e eficiente da energia por meio de atividades com a comunidade escolar.

 

Realizada entre julho e outubro deste ano, o concurso engajou mais de 21 mil alunos de 60 escolas, em 23 municípios da área de concessão da EDP. Os estudantes participantes foram convocados a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada ao concurso.

 

As temáticas tiveram como base o uso racional e seguro da energia elétrica, o meio ambiente e a sustentabilidade, a fim de combater o desperdício da energia e promover bons hábitos de consumo dentro e fora do ambiente escolar.

 

As escolas vencedoras da competição foram definidas a partir do maior número de “likes” dos vídeos, sendo que a quantificação é relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE. As cidades foram agrupadas em três grupos distintos: I – até 50 mil habitantes, II – de 51 mil até 200 mil habitantes e III – acima de 200 mil habitantes, permitindo equilibrar a competição entre os municípios da área de concessão da EDP.

 

Para as escolas vencedoras será entregue e instalado um kit de geração fotovoltaica, com capacidade de geração de 2,5 KWp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês, auxiliando na redução da conta de energia das escolas.

 

Confira os vídeos

 

EPG Professor Pedro Geraldo Barbosa

 

 

EPG Paulo Autran

 

 

Confira a galeria de imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/galeria-de-imagens?title=Premia%C3%A7%C3%A3o+3%C2%AA+Gincana+X%C3%B4+Desperd%C3%ADcio+-+Projeto+Boa+Energia+nas+Escolas+EDP