Educação financeira foi tema do Sr. Dinheiro na Bienal do Livro

0
43

 

A Bienal do Livro de Guarulhos “Páginas que Conectam” recebeu na noite desta quinta-feira, dia 6, o professor e consultor Luiz Carlos Ewald, o ‘Sr. Dinheiro’, que deu preciosas dicas sobre como equilibrar as finanças, administrar as compras domésticas e da necessidade de se fazer um orçamento para não ficar no vermelho.

 

Foto: Nícollas Ornelas / PMG

 

Um dos economistas mais influentes do país, Sr. Dinheiro deu orientações de como equilibrar as despesas, não gastando mais do que se ganha, que é imprescindível saber se controlar, saber onde quer chegar para isso, ou seja, é necessário ter um objetivo. Ressaltou ainda, que empréstimo só em caso de emergência, e cartão de crédito e cheque especial somente se souber usar.

 

“Não se deve gastar mais do que se ganha. Quando isso acontece, seu orçamento entra em déficit e isso acarreta mais endividamento por meio do cheque especial ou empréstimos, que possuem os juros muito altos.”, explicou Ewald.

 

Autor do livro “Sobrou Dinheiro”, falou da importância da negociação na hora de pagar. “Se você conseguir descontos para pagamento à vista, pague à vista; se for sem desconto, pague no cartão, a maioria dos estabelecimentos preferem dinheiro, sem as taxas administrativas e tendo mais lucratividade”.