Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado nesta sexta-feira

0
535

 

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, é celebrado nesta sexta-feira, dia 28. A data também faz referência ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que foi instituída pela Lei 11.121/2005.

 

A data tem um significado importante para todos os profissionais do setor, que reconhecem o valor das políticas de prevenção e que promovem o bem estar dentro e fora do ambiente laboral. Vários eventos são realizados ao redor do mundo, com objetivo de promover o diálogo e a compreensão sobre as questões relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e promover uma cultura de prevenção.

 

Nesse sentido, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Divisão Técnica de Segurança e Saúde do Servidor (SESMT), do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão, realiza um trabalho constante que busca o desenvolvimento de ações de prevenção com palestras, treinamentos e capacitações para os servidores.

 

Entre as inúmeras ações, destaque para o curso de Formação para Cipeiros e o curso de Formação para Chefias em Segurança e Saúde no Trabalho, que tem o objetivo de levar aos novos chefes o conhecimento e as ferramentas disponíveis que deverão fazer parte dos trabalhos, para aplicação das ações de prevenção, sem deixar de informar-lhes as responsabilidades do cargo que ocupam.

 

Muitas ferramentas são utilizadas no processo, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), auditorias de segurança, laudos técnicos, relatórios de vistorias, investigação de acidentes de trabalho com recomendações pontuais de segurança, conhecimentos das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR´s); além de capacitações e treinamentos obrigatórios para os servidores e descrição de mobiliários ergonômicos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s).

 

 

Em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, na manhã desta quinta-feira, dia 27, o prefeito Guti assinou um termo inédito de cooperação técnica entre a Prefeitura de Guarulhos e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), entidade vinculada ao Ministério do Trabalho. A finalidade é colocar em prática um projeto piloto, para produzir e difundir conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores. Este é um passo importante para o desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, igualdade social e proteção ao meio ambiente.

 

acordo-prefeitura-de-guarulhos (1)
Assinatura de termo / Foto Sidnei Barros PMG

 

Durante a cerimônia, Guti fez questão de agradecer aos representantes da fundação, integrantes das centrais de trabalhadores, vereadores, funcionários da Secretaria do Trabalho e demais presentes, todo o comprometimento que tornou possível essa parceria. “Temos que parar de falar do passado e olhar para frente! Solucionar os problemas e fazer cada vez mais parcerias estratégicas como essa. Temos de avançar, dar mais subsídios aos trabalhadores e alavancar políticas públicas”, reforçou o prefeito.

 

A secretária do Trabalho, Telma Cardia, falou sobre a importância de um acordo dessa magnitude. “Atendendo a carta de compromissos do governo com o programa Cidades Sustentáveis, a Secretaria do Trabalho inova nessa parceria com a Fundacentro, que está alinhada com a questão da sustentabilidade. Essa é a primeira vez que a fundação desenvolve um projeto na cidade. Um programa que busca resguardar a capacitação, promovendo oficinas, palestras, disponibilizando profissionais, com focos na prevenção de acidentes de trabalho, capacitando agentes multiplicadores para diminuir doenças ocupacionais, tanto no serviço público quanto nas empresas privadas.”, salienta.

 

acordo-prefeitura-de-guarulhos (2)
Assinatura de termo / Foto Sidnei Barros PMG

 

O presidente da instituição, Paulo Ricardo Arsego, falou da opção da cidade para este projeto. “A Fundacentro milita na área de segurança e saúde do trabalhador. Guarulhos foi escolhida para abrigar esse primeiro projeto de políticas públicas na área por sua importância e representatividade no País. Vamos transformar Guarulhos e torná-la sustentável e segura aos trabalhadores. Estamos visitando centrais sindicais e confederações patronais para intermediar as relações de trabalho. Fizemos contato também com o MEC para trabalharmos com as crianças de ensino fundamental e médio, criando o conceito de prevenção a fim de termos trabalhadores menos acidentados”, finalizou.