Dia do Motorista é comemorado com ações nos Terminais São João e Pimentas

0
506

 

O Dia do Motorista – comemorado na terça-feira, dia 25, – foi marcado por uma ação educativa de conscientização sobre segurança no trânsito nos Terminais São João e Pimentas, em Guarulhos. Vídeos educativos sobre o tema, seguido de uma breve palestra com um educador da Escola Pública de Trânsito (EPT), da Secretaria de Transportes de Trânsito (STT), foram exibidos em um microônibus a cerca de 200 pessoas, entre motoristas de coletivo e também ao público que passava pelos locais.

 

 

A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, por meio da STT, ocorreu em parceria com a Universidade Guarulhos (UnG) e incluiu ainda panfletagem e distribuição de lixeira de carro com orientações sobre Lei Seca e trânsito seguro no cruzamento de vias próximas aos terminais.

 

De acordo com o diretor de Trânsito da STT, Jair Alexandre Gonçalves, o dia do motorista não é apenas uma data de homenagem a esses profissionais, mas é também uma oportunidade de conscientização sobre sua responsabilidade para a segurança do trânsito. “Assim, a STT definiu ações educativas, no sentido de promover o respeito à vida no trânsito, contando para isso com a importante parceria da UnG. Hoje as pessoas assistiram a palestras e vídeos educativos e, certamente, serão multiplicadores de valores e ideais de um trânsito melhor para todos,” disse Jair.

 

Já o palestrante e educador de trânsito da EPT, Roberto Pereira Pardinho, falou que o evento é uma homenagem simbólica aos motoristas que desempenham papel fundamental na vida da cidade. Ele também falou das condições para um bom trânsito. “Tem que ter leis boas, fiscalização rigorosa, educação no trânsito e engenharia, com vias seguras e sinalizadas.”

 

Espectadores

A auxiliar de hotelaria hospitalar, Adelma Barbosa da Silva, participou da palestra ao voltar do trabalho pela manhã. “Fiquei curiosa quando vi o ônibus e assisti uma mini-aula de trânsito. Muito boa ideia dar estas informações,” afirmou Adelma.

Motorista há dez anos, Sidnei da Silva Júnior, de 34 anos, que assistiu ao vídeo, falou da importância da postura do condutor profissional. “Palestra sempre é importante mas a consciência tem que ser de todos, principalmente do profissional da área. Uns chegam a denegrir, pois não respeitam leis nem regras, e exercem o trabalho sem respeito ao trânsito. Uma impaciência do motorista pode gerar um acidente,” disse o motorista.