Desfiles de Carnaval em Guarulhos

0
1468

 

Um público estimado em 10 mil pessoas prestigiou o desfile do Grupo Especial do Carnaval de Guarulhos, realizado na noite de domingo, dia 7, na avenida Joaquina de Jesus, Taboão. A apuração das campeãs do Carnaval 2016 será nesta quinta-feira, dia 11, às 15h, em local a ser definido pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg).

 

cecap-2016-guarulhosParque Cecap foi a 4ª escola a entrar na avenida /Fotos: Márcio Lino (PMG)

 

Em virtude do temporal de sábado, 6, a Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Secretaria de Cultura, e a Liesg decidiram cancelar o desfile dos blocos e das escolas do Grupo de Acesso. A decisão foi tomada por questões de segurança.

 

“Apesar das dificuldades, o Carnaval de Guarulhos foi vitorioso. Preparamos a avenida e recuperamos o que foi danificado durante o temporal (equipamentos de som e geradores de energia) para o desfile deste domingo. A Secretaria de Cultura se solidariza com as escolas e blocos que não desfilaram e parabeniza todos os que participaram”, disse o secretário de Cultura, Edmilson Souza.

 

tok-final-guarulhosTok Final desfilou já na manhã de segunda, 8

 

Grupo Especial

 

O afoxé Omo Oyá abriu o desfile de domingo na avenida Joaquina de Jesus, por volta das 20h20, reverenciando as religiões de matrizes africanas. Logo em seguida, a Imperatriz do Morro chegou com o enredo “Vem Aí, A Próxima Novela Do Meu Carnaval”, mostrando na comissão de frente personagens de novelas popularmente conhecidas.

 

caprichosos-guarulhosA África e sua influência no Brasil foi tema da Caprichosos

 

Segunda escola a desfilar, a Unidos da Vila Tijuco embalou o público com A Alegria do Carnaval Cantada em Verso e Prosa: de Baco a Momo, colorindo a avenida com suas alegorias e fantasias, além de uma sintonia entre o casal de mestre-sala e porta-bandeira.

 

A África e sua influência no Brasil foi tema da Caprichosos da Vila, com o enredo Da África ao Brasil: Agotime. A última alegoria mostrava uma negra, várias oferendas e chifres.

 

Prestigiada, a escola Parque Cecap, campeã do Carnaval 2015, surpreendeu no abre-alas com um enorme elefante. Trabalhando também a herança negra e as raízes africanas, a escola teve como samba Eu sou Nagô… Lá da Costa da Mina!, envolvendo o público presente.

 

Já a Renascer de São Domingos apostou nas festas juninas com o enredo Acende a Fogueira Iaia… E vem Pra Avenida Sambar, a Verde-Rosa do Meu Carnaval Conta a História do Arraial. Vestidos de caipira, os integrantes da comissão de frente basearam a coreografia na dança de quadrilha. Não faltaram fogueira e balões no abre-alas e uma homenagem a São João em uma ala inteira com a figura do santo estampada na fantasia.

 

pessoas-carnaval-guarulhosPúblico torceu e se embalou com as escolas

 

Penúltima a desfilar, a Império do Samba também investiu em ritos africanos com o enredo Contra as Injustiças Invocamos o Orixá da Justiça Kaô Kabecilê Xangô. A última alegoria contou com a performance de um dos destaques, que cuspiu fogo, causando um bonito efeito na madrugada.

 

Embora tenha entrado na avenida já na manhã de segunda-feira, 8, a Tok-Final Pimentas animou o público com um samba fácil tendo o enredo Água: Com as Bênçãos dos Orixás, Tok-Final Dá um Banho de Alegria no Carnaval. Com uma comissão de frente em boa sincronia, fantasiada de tigre, a escola mostrou um abre-alas com uma pomposa representação de Iemanjá. Fantasiados de marinheiros, os integrantes da bateria fizeram a alegria do público, encerrando o desfile.

 

Público

 

Moradora do Mikail II, Ivone Aparecida dos Santos foi assistir ao desfile acompanhada por duas netas, Ana Júlia e Eloísa, ambas de 4 anos. As pequenas, vestidas como fadinhas, eram puro samba no pé. “Todo ano a gente vem. Não estou torcendo por nenhuma escola especial, mas estou gostando dos desfiles”, contou Ivone.

 

carnaval-cecapCasal de mestre-sala e porta-bandeira da Parque Cecap

 

Pela primeira vez na arquibancada do Taboão, a estudante Milena Luciana Mendes, 14, estava encantada. “Estou amando e quero vir outras vezes”, disse a adolescente, torcendo para a escola Imperatriz do Morro.

 

carnaval-2016-guarulhosIvone e a netinha, Ana Júlia: fadinha fofa!

 

Com óculos lilás e batom rosa, a pequena Giovana Jesus Oliveira, 9, já desfilou em bloco de Guarulhos e ama Carnaval. “Eu adoro sambar”, revelou, ao lado da mãe, Simone Rosa, grata por São Pedro não ter despejado uma gota sequer de chuva no Taboão. “A festa está linda”, frisou Simone.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos