Defesa Civil deflagra Plano Verão em Guarulhos

0
210

 

Após oito meses de preparação, o Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (PPPDC), denominado por Plano Verão, entrou em vigor nesta quinta-feira (1º), se estendendo até março de 2019,  com a missão de dotar as equipes técnicas de instrumentos de atenção e ação em situações de risco iminente nas áreas de maior vulnerabilidade da cidade, a fim de  reduzir a possibilidade de perdas de vidas e materiais durante a temporada de chuvas.

 

 

Nesse período, a Prefeitura de Guarulhos coloca em prática estratégias de acompanhamento do índice de chuvas e pronto atendimento de ocorrências. O coordenador interino da Defesa Civil, major Israel Soares, alerta sobre as anomalias climáticas que podem influenciar o verão da cidade. “Nesse ano podemos ser afetados pelo El Niño, portanto existe a possibilidade de um regime de chuvas intensificado. Nossa equipe está motivada, pois é constantemente requalificada com muitos treinamentos e atualizações”, afirma.

 

 O órgão alerta ainda sobre as medidas necessárias para manter a segurança em casos de enchentes: o acionamento dos agentes de Defesa Civil é primordial. Para informar as equipes, basta telefonar para o número de emergências 199; caso o atingido seja pedestre, o limite seguro é que a água não ultrapasse a canela. Caso contrário, é preciso que o indivíduo se mantenha parado e aguardar o salvamento, de preferência em um local alto e seguro; já motoristas devem abandonar o veículo caso a inundação supere a metade do pneu.

 

Preparação

 

Durante oito meses, a Prefeitura estrutura o Plano Verão com ações preventivas para reduzir os perigos de desastres naturais em áreas de vulnerabilidade, como desmoronamentos, enchentes, deslizamentos, patologias de construção, entre outros. Com 91 áreas de risco, os agentes vistoriam os bairros para realizar ações de zeladoria, orientação à população e cadastros em programas habitacionais e sociais. A semana que antecedeu o inicio do Plano Verão deste ano contemplou inspeções no Jardim Cumbica – córrego Popuca, Bananal e Anita Garibaldi.