Defesa Civil de Guarulhos alerta para perigos climáticos associados ao calor extremo

0
39

 

Devido à forte onda de calor que atinge diversas regiões do país, com temperaturas e sensações térmicas superiores a 40 ºC, a Defesa Civil de Guarulhos orienta a população sobre cuidados que podem mitigar riscos como o de desidratação. Em período de altas temperaturas é necessário hidratar-se continuamente, e essa recomendação é ainda mais pertinente no caso de pessoas que tenham doenças respiratórias.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

 

Também é importante manter os ambientes umidificados, como lembra o coordenador da Defesa Civil em Guarulhos, Waldir Pires. “A prática simples de manter uma bacia com água ou uma toalha molhada nos cômodos de casa é muito efetiva contra a baixa umidade do ar”.

 

Sempre que possível, mantenha-se protegido da exposição direta ao sol. Porém, quando for inevitável, o uso de protetor solar de fator adequado à pele e de roupas leves é fundamental para reduzir o desconforto e os riscos associados ao sol forte.

 

Eventos climáticos intensos

 

O forte calor geralmente vem acompanhado de chuvas, muitas vezes com ocorrência de granizo e de ventos com alta velocidade, capazes da causar quedas de árvores, inundações repentinas e outros danos humanos e materiais.

 

A Defesa Civil recomenda aos cidadãos que nesses casos se mantenham abrigados em condições seguras, além de evitar estacionar seus carros sob árvores e de evitar se expor diretamente à chuva, devido ao risco de queda de raios.

 

Em caso de dúvidas ou emergências contate a Defesa Civil pelo telefone 199.