Defesa Civil alerta para chuvas intensas e ventos fortes até sábado em Guarulhos

0
81

 

Entre esta quinta-feira (23) e o sábado (25) estão previstas chuvas severas para a Região Metropolitana de São Paulo, com volume acumulado de até 175 mm em diversas cidades, inclusive Guarulhos. O litoral norte e as regiões de Campinas e de Sorocaba também devem registrar volume de chuva semelhante, enquanto que na Baixada Santista são previstos 120 mm e a região de Araraquara deve ter chuva moderada, com até 70 mm na medição acumulada.

 

O fenômeno se dá devido à passagem de uma frente fria pelo Estado, que reduz as temperaturas e favorece a precipitação, além de causar ventos que podem atingir até 80 km/h em Guarulhos.

 

Devido ao aumento da frequência de eventos climáticos comum neste período do ano, a Defesa Civil do Estado formou uma força-tarefa no sentido de evitar danos causados pelas chuvas, ventos e enchentes e agilizar a retomada de serviços interrompidos, como fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água.

 

Por sua vez, a Defesa Civil de Guarulhos orienta a população a não se expor a riscos, manter-se abrigada durante temporais e vendavais, não estacionar os veículos sob árvores e manter portas e janelas das casas fechadas enquanto durarem as chuvas.

 

Em Guarulhos uma força-tarefa irá monitorar a cidade e atenderá prontamente aos chamados da população, que podem ser feitos pelo telefone 199, que funciona ininterruptamente.