Decisão sobre o carnaval em Guarulhos se dará após avaliações técnicas do avanço da pandemia

0
101

 

A Prefeitura de Guarulhos esclarece que, em decorrência de notícias divulgadas nos últimos dias sobre o cancelamento do carnaval da cidade, uma decisão sobre o tema ainda não foi tomada pela administração municipal.

 

 

Como faltam mais de três meses para os festejos carnavalescos, a municipalidade entende que diversos fatores em relação ao avanço da epidemia de covid-19, assim como o grau de imunização da população em virtude da vacinação em massa, deverão ser levados em consideração, mas em um momento mais apropriado.

 

O surgimento de novos casos em países da Europa deve sim ser levado em consideração, assim como a memória das centenas de milhares de vítimas da doença. Neste momento, estuda-se a exigência do passaporte vacinal para passageiros vindos do exterior que entram no Brasil, principalmente pelo Aeroporto de Guarulhos, medida que pode conter uma nova onda em nosso país.

 

Vale salientar que a atual administração municipal não promove eventos carnavalescos com a utilização de dinheiro público desde 2017, primeiro ano desta gestão. Todas as festividades são bancadas pela iniciativa privada, com autorização do poder público.

 

Porém, a Prefeitura não privilegiará interesses financeiros em detrimento de questões sanitárias. A decisão pela realização ou não do carnaval em Guarulhos se dará de forma responsável, levando em consideração critérios técnicos relacionados à saúde pública, no momento mais apropriado, em alguns dias.