Criança autista expõe desenhos na Biblioteca Monteiro Lobato

0
900

 

Lápis e papel é a dupla inseparável do garoto Helionardo. Ele tem nove anos. É autista. E é artista. Se deixar, passa o tempo todo desenhando. Ou melhor, desenhando não: fazendo seus trabalhos para expor na Biblioteca Monteiro Lobato. A exposição, que já está em cartaz, celebra o Mês do Autista, em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído em 2 de abril.

 

autista-guarulhosHelionardo e seu processo criativo: hábil para reproduzir desenhos/Fotos: Jair Malavazi (PMG)

 

“Ele diz que vai trabalhar com isto, vender os desenhos e comprar uma casa para nós”, conta a mãe, Maria da Glória Gomes Santos, de 31 anos.

 

Diagnosticado há apenas dois anos com autismo, Helionardo começou a entregar-se aos desenhos após a descoberta. Em silêncio, com rapidez e traços firmes, reproduz o Sonic, aquele ouriço azul dos jogos de videogame. É seu personagem preferido. “Eu acordo, pego o material (lápis, borracha e papel) e faço meus trabalhos”, diz Helionardo, aficionado também por Ben10, Picachu, Hulk e Lanterna Verde.

 

arte-autista

 

Atenta a detalhes, a bibliotecária Sandra Regina Silva acabou descobrindo a habilidade de Helionardo durante uma visita da turma dele, do Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos (Ciaag), à Monteiro Lobato. Foi daí que surgiu o convite para a mostra Artista Autista, que vai ficar em cartaz até o fim do mês. “Fiquei impressionada quando ele (Helionardo) me mostrou os desenhos”, confirma Sandra.

 

artista-autistaHelionardo e seu personagem favorito: o ouriço azul, Sonic

 

Orgulhoso por poder expor seus trabalhos, Helionardo esbanja satisfação e não quer parar por aí. “A partir de agora, vou trabalhar para vender meus desenhos”.

 

E alguém duvida?

 

Serviço

 

Exposição Artista Autista, com desenhos de Helionardo Gomes Santos

 

Em cartaz até dia 30 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h

 

Biblioteca Monteiro Lobato – Rua João Gonçalves, 439, Centro

Entrada franca

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos