Cras Acácio recebe encontro de promoção a oportunidades de trabalho para indígenas

0
97

 

Na manhã da última sexta-feira (24) a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos, com a organização da equipe do Cras Acácio, referência nas ações com os povos indígenas no município, promoveu um encontro com adolescentes e jovens de diversos povos que habitam o município no contexto urbano e da aldeia multiétnica Filhos dessa Terra.

 

 

O evento, que abordou qualificação profissional e oportunidades no mundo do trabalho, contou com a apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Acessuas Trabalho, políticas instituídas pelo Sistema Único de Assistência Social.

 

O Cras Acácio recebeu ainda a Associação Indígena Empodera, que atua na formação, qualificação e empregabilidade dos jovens indígenas e no apoio ao ingresso no ensino superior.

 

Por sua vez, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) apresentou e cadastrou os jovens para cursos de qualificação e promoveu encaminhamentos para o mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz, além de programas de estágios. Ao todo, mais de 50 pessoas participaram do evento.

 

População indígena

 

De acordo com o IBGE, Guarulhos tem mais de 1.500 indígenas de quase 20 povos de diferentes etnias que vivem no contexto urbano e desde 2017 núcleos familiares de oito etnias habitam a aldeia multiétnica Filhos dessa Terra, na região do Cabuçu.

 

A Pasta de Desenvolvimento e Assistência Social tem se aproximado e atendido às diversas demandas da população indígena de acordo com ações e políticas que se baseiam no princípio da equidade.