Coral Cultura faz concerto no Adamastor

0
1074

 

Em agosto de 2005, a maestrina Déborah Rossi assumia o Coral Cultura; projeto mantido no Conservatório Municipal de Guarulhos. Na época, eram apenas oito cantores.

Após 300 testes, 80 coralistas eram escolhidos para integrar o grupo, que agora celebra os dez anos sob coordenação da mesma regente, com concerto especial, nesta quarta-feira, 25, às 20h, no Teatro Adamastor. A entrada é franca.

 

 

A apresentação trará ao público um repertório de dez músicas, condensando parte da trajetória do grupo vocal. Entre as peças estão Candombe del 6 de Enero, O Som da Pessoa e Esperando na Janela; estas últimas, as primeiras trabalhadas pelo coro, assim que passou à coordenação de Déborah.

 

De 2005 para cá foram inúmeros concertos e uma imensidão de cantores, num ciclo de renovação de gente e de planos, com um vínculo do afeto e de comprometimento artístico. “Adoro dar aula, mas o coral é um momento de lazer, onde existe uma troca de energia constante e onde as pessoas criam vínculos que vão muito além de cantar. É um momento de respirar e esquecer o que está acontecendo. Isto faz diferença não só para mim, mas para as pessoas também. Aliás, em cada apresentação, ganha quem assiste e quem está no palco”, comenta Déborah, ressaltando o bem que a música faz para a alma.

 

“Acredito piamente que ‘quem canta os males espanta’. E pode ser cantar, atuar; não importa o que seja: esta doação traz um retorno imediato”, complementa.

 

Atualmente com 70 coralistas e com preparação vocal de Jeziel Coelho – um dos integrantes mais antigos do grupo – o Coral Cultura, ao longo destes dez anos, cantou músicas étnicas, folclóricas, brasileiras e em outros idiomas.

 

“Também cantamos em diversas formações com outros grupos do Conservatório como a Orquestra Jovem, a Big Band e grupos menores, como de violão, experimentando várias coisas interessantes”, rememora a maestrina. “O coral mostra que, de alguma maneira, sempre existe a possibilidade de um ‘fazer artístico’. E isto é muito gratificante, pois, embora haja diferença nas vozes, o conjunto traz um resultado bacana. É isto o que me move”, revela Déborah, ressaltando o quanto é grata por estar à frente do Coral Cultura todo este tempo.

Em clima de celebração, o concerto desta quarta tem participação do grupo Solfejando com a Terceira Idade,coordenado por Clarice Lopérgolo Aguiar.

 

Serviço

Concerto Coral Cultura – participação Solfejando com a Melhor Idade

Quarta-feira, dia 25, às 20h
Teatro Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo
Entrada franca. Retirada de ingressos uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos