Conservatório de Guarulhos abre inscrições para cursos regulares de música

0
298

 

A partir das 8h da próxima segunda-feira (24), a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, estará com inscrições abertas para os cursos de música que serão  disponibilizados gratuitamente em 2023 pelo Conservatório Municipal. As vagas nos cursos livres são oferecidas a crianças, jovens e adultos iniciantes sem conhecimentos musicais e também para aqueles que já têm alguma especialização.

 

Foto: Camila Rhodes/SE

 

A oferta tem por objetivo proporcionar formação musical de qualidade à população, com aulas teóricas e práticas de instrumentos de orquestra e populares. As inscrições devem ser feitas pela internet, no link https://bit.ly/3yRUtTg, até as 17h do dia 30 de novembro.

 

Para dar igual oportunidade a todos, as inscrições também podem ser feitas pessoalmente, no mesmo período, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na secretaria de alunos do Conservatório de Guarulhos, que fica na rua Abílio Ramos, 122, no Macedo.

 

A leitura do edital é imprescindível para a realização da inscrição. Acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2022-10/edital%20processo%20seletivo%20conservatorio%202023%20%281%29.pdf.

 

Instrumentos

 

No ato da inscrição o candidato deverá indicar sua opção de instrumento musical. Nessa ocasião serão disponibilizadas vagas em cursos regulares para violão erudito, flauta transversal, clarineta, saxofone, trombone, trompete, tuba, eufônio, trompa, violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, piano erudito, piano popular, bateria e percussão, guitarra na linguagem rock, guitarra na linguagem jazz, contrabaixo elétrico, viola caipira, além canto clássico e teoria musical infantil.

 

A lista com as datas para aplicação das provas auditiva e objetiva será divulgada em janeiro de 2023 e afixada no prédio do conservatório. A primeira fase consiste em uma prova auditiva com 30 questões para pessoas com até 13 anos, e auditiva e objetiva com 50 questões para pessoas a partir dos 14 anos, na qual será avaliada a aptidão musical do candidato.

 

Os aprovados na primeira fase participarão de uma entrevista com o professor responsável pelo instrumento escolhido e será classificado. Considerando que este concurso tem validade de um ano, até novembro de 2023 os que superaram todas as etapas serão convocados por telefone assim que forem surgindo novas vagas.

 

O Conservatório Municipal de Guarulhos fica na rua Abílio Ramos 122, no Macedo.