Concluídas obras indicadas pela Cetesb no aterro municipal de Guarulhos

0
1615

 

Cinco dias após o deslocamento de uma célula no aterro municipal de Guarulhos, ocorrido no final da noite de sexta-feira (28), a Prefeitura anuncia que estão concluídas as obras solicitadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), como forma de evitar a contaminação de áreas próximas. Foram construídos dois diques e uma piscina com manta impermeabilizante, a fim de receber resíduos líquidos que possam vir a escorrer da área.

 

Devido à ação da Prefeitura de Guarulhos, que isolou a área e chamou a Cetesb na manhã de sábado (29), quando o prefeito Guti, acompanhado dos secretários municipais de Serviços Públicos, Edmilson Americano, e de Meio Ambiente, Abdo Mazloum, estiveram no local para inspecionar a área, nenhum dano de maior monta foi registrado no aterro até o momento.

No sábado, a Cetesb fez algumas recomendações para evitar que o material orgânico não viesse a atingir áreas próximas. Imediatamente, uma força-tarefa com equipes de diferentes secretarias passou a atuar no local. Com o isolamento do aterro, o lixo coletado no município passou a ser levado para um aterro particular, vizinho ao municipal.

Na segunda-feira (31), o prefeito Guti decretou situação de emergência, como forma de agilizar as ações necessárias para minimizar os danos na região. Desde então, a Prefeitura mantém contato com empresas para receberem o lixo domiciliar, além de iniciar o processo para a contratação de uma auditoria independente, que deverá apurar as causas do incidente e indicar as ações a serem realizadas daqui para frente.

Equipes da Cetesb retornaram ao aterro na manhã desta quarta-feira e constataram que os trabalhos realizados estão a contento, destacando a agilidade por parte da Prefeitura na busca de soluções como a não interrupção na coleta de lixo domiciliar.