Concerto da Gru Sinfônica destaca vencedores da 1ª edição do concurso de canto lírico da cidade

0
160

 

A tarde do domingo (20) foi marcada pela premiação dos vencedores do GruCanto, a primeira edição do concurso de canto lírico da cidade, que levou ao palco do Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, grandes nomes da nova geração de solistas do país, que apresentaram algumas das mais importantes árias de ópera de todos os tempos.

 

Em 1º lugar o GruCanto destacou a cantora Luiza Girnos, a grande vencedora do concurso com a interpretação de Clemenza di Tito (Parto ma tuo ben mio), de W. A. Mozart. O 2º lugar ficou com Alessandra Carvalho e a interpretação sensível de La Fille du Regiment (larghetto n° 120 de ensaio – il faut partir), de G. Donizetti. Em 3º, o GruCanto trouxe ao pódio Robert William, com a obra I Puritani (n°2 recit. e aria Riccardo – ah per semper), de V. Bellini, jovem que se destacou também no prêmio Revelação.

 

A futura geração de cantores líricos

 

Para o tenor Leonardo Geronazzo, coordenador de Programas Educacionais da Secretaria de Educação e que integrou a banca examinadora do concurso, a descoberta de novos talentos é sempre gratificante. “O Robert William, por exemplo, é um barítono em desenvolvimento, com uma voz bela e bem colocada diante da apresentação que fez. Sua premiação como revelação se deu por seu talento e musicalidade impecáveis”, explicou.

 

Além das categorias Residentes em Guarulhos, que não premiou nenhum dos cantores, e Concerto GruCanto, com os três colocados, a primeira edição do concurso contou também com o prêmio Canto em Português, dedicado a Marco Antônio Assunção, para a melhor interpretação de obra em português.

 

Grande novidade da temporada 2023 das orquestras de Guarulhos e destinado a crianças, jovens e adultos até 35 anos, o GruCanto se consolida como uma das mais importantes atividades do II Festival de Ópera de Guarulhos por trazer novos talentos e apontar para a futura gerações de cantores.

 

O grande diferencial do GruCanto

 

“Para além da novidade de um concurso exclusivo para revelar cantores líricos, todas as ideias apresentadas no momento de concepção do GruCanto convergiram para sua realização em meio ao II Festival de Ópera de Guarulhos. Desta forma, faz muito sentido que os participantes do concurso se apresentem com as orquestras da cidade, o grande diferencial dos concursos que acontecem em Guarulhos e que o torna bastante desafiante para os participantes e muito mais interessante para o público que o acompanha”, disse o jornalista, crítico de arte e colaborador da revista Concerto, Irineu Perpétuo, membro da banca examinadora e um dos idealizadores do concurso junto ao maestro Emiliano Patarra.

 

Além de Geronazzo e Perpétuo, a banca examinadora do Concurso GruCanto contou com Luiza Francesconni, cantora mezzo-soprano, especialista em pedagogia vocal e criadora da ProCanto, e com o maestro André dos Santos, regente especialista em óperas.

 

“Tais como o GruPiano, o GruCordas e o GruSopros, o GruCanto também está alinhado aos objetivos de revelar e fortalecer novos talentos na área da música de concerto, com repertório especialmente selecionado para mostrar a potência vocal dos cantores”, explicou Patarra.

 

O maestro esclareceu ainda que, no próximo ano, os vencedores do 1º Concurso GruCanto se apresentam com a Orquestra Gru Sinfônica, em data e local a serem definidos, ocasião em que os munícipes terão a oportunidade de conhecer os participantes.

 

Para saber mais sobre a temporada 2023 das orquestras de Guarulhos acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/.