Conceitos filosóficos do filme Matrix é tema de encontro no Teatro Padre Bento

0
378

 

Alguns dos temas filosóficos centrais do filme Matrix (EUA, 1999, 135min) serão abordados durante o próximo encontro do Projeto Música e Filosofia, que acontece neste domingo, dia 17, às 11h, no Teatro Padre Bento. O evento tem entrada gratuita e classificação livre.

 

 

Iniciativa da Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – e da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado, o projeto oferece aos participantes aprendizados fundamentais para uma formação humanística.

 

No encontro deste domingo, que mantém o formato de palestra e apresentação musical, o palestrante Uibirá Silva Barreto abordará alguns dos conceitos filosóficos presentes ao longo da narrativa de Matrix para questionar o que é realidade e qual o verdadeiro caminho do ser humano.

 

Ainda durante o encontro, o músico Lucas Martins apresentará repertório com músicas eruditas e populares, canções como “Baião de Lacan”, “Di menor”, “Senhorinha”, de Guinga; “Dyana”, de Alessandro Penezzi; “Valsa sem Nome”, de Baden Powell; “Estudo nº 1”, de Villa Lobos; além de composições autorais.

 

Sobre o palestrante e o músico

 

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Uibirá Silva Barreto é membro da Organização Internacional Nova Acrópole desde 2002. Nos últimos anos, vem atuando em diversos cargos e atividades como voluntário. Formado como instrutor de Filosofia em 2006, ele ministra vários cursos e palestras. Em 2012, abriu a sede da Nova Acrópole em Guarulhos, onde atua como diretor e também como voluntário.

 

Lucas Martins começou a estudar violão erudito aos 13 anos com o professor Manuel Carvalho, pai do luthier (especialista em confecção e concerto de instrumentos de cordas com caixa de ressonância, como violão, guitarra e similares) Samuel Carvalho. Ingressou na Escola Municipal de São Paulo aos 16 anos, estudando por quatro anos com o concertista Paulo Porto Alegre,e com os professores de teoria musical Marizilda Hein e Hermes Jacchieri.

 

Serviço

 

Projeto Música & Filosofia

 

Quando: domingo, 17 de junho

Horário: 11 horas

Local: Teatro Padre Bento

Endereço: Rua Francisco Foot, 3 – Jardim Tranquilidade

Entrada gratuita

Classificação: livre