Comunidade muçulmana guarulhense realiza palestra sobre o Islã

0
785

 

Nesse domingo (24), na sede da Sociedade Islâmica Brasileira (SIBRA), a comunidade muçulmana em Guarulhos teve a oportunidade de compartilhar um pouco de sua cultura, valores, crenças e práticas junto a pessoas de diversas religiões. A palestra “Conhecer o Islã” foi idealizada por Uafa Smaili, mulher, mãe, executiva, muçulmana e guarulhense, organizada pela SIBRA, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos e da Subsecretaria da Igualdade Racial.

 

 

Para a Subsecretaria da Igualdade Racial o evento atingiu seu objetivo ao multiplicar o conhecimento com os presentes que puderam identificar diversos pontos semelhantes entre os povos brasileiro e o islâmico, principalmente nos temas religiosidade e valores familiares. “O evento criou aproximação, derrubou préconceitos e fortaleceu a amizade entre pessoas de diferentes culturas e etnias”, destacou o subsecretário da Subsecretaria da Igualdade Racial, Anderson Guimarães.

 

O Juiz Federal, dr. Ali Mazloum, ministrou sobre as leis no Islã, direitos e deveres além dos religiosos. Já o sheiks Mohamad Al Buqaio e Ahamad Al Khatib trataram de dúvidas pontuais apresentadas pela plateia. O momento de descontração ficou por conta da gastronomia árabe, quando os convidados puderam degustar lanches comercializados nas ruas de qualquer grande cidade do mundo árabe, uma espécie de fastfood árabe.

 

“Toda ação contra a islamofobia e o fim do preconceito são importantíssimas, ainda mais mediante ao recente e brutal ataque na Nova Zelândia, que deixou 50 mortos e muitos feridos, e também para se enfrentar os diversos vídeos de extremistas que com seus ataques de ódio tentam intimidar a todos que têm sua liberdade religiosa guardada pelo estado laico. Toda iniciativa que vise enfrentar qualquer tipo de extremismo terá nosso apoio”, finalizou Guimarães.